1. Combine o sapato com a bolsa
O mito é quase uma herança de família: sua bisavó passou para sua avó, que passou para sua mãe e… É hora de quebrar esse ciclo. “Atualmente virou até cafona”, diz a consultora de moda Bia Paes de Barros. Mas se, mesmo assim, você não conseguir se livrar do mantra, opte por acessórios de estilos e texturas diferentes.
2. Só use brilho à noite
Esse mito não só foi derrubado, como virou a essência dos visuais hi-lo. É cool misturar uma blusa bordada com calça jeans básica ou uma saia de paetês com camiseta.
3. Não use look total jeans
“A combinação é tendência e já virou até um clássico”, diz Bia. Aposte em todas as formas possíveis, misturando ou não lavagens e diferentes modelagens.
4. Baixinhas não devem usar saia mídi
O desafio da saia mídi é equilibrar a proporção. Por só deixar uma pequena parte da perna à mostra, pode dar a impressão de que a mulher está achatada. Mas, segundo Bia, o verdadeiro problema não está na altura, e sim no comprimento e largura das pernas. Ou seja, se você é baixinha e tem pernas longas e finas, está liberado. Sapatos nude e sandálias abertas também ajudam a alongar a silhueta.
5. Couro, só no inverno
Nada de tecidos pesados e cores escuras. Os novos couros tecnológicos são leves e frescos e têm passe livre no verão. Saias curtas e mídi, shorts e até tops de modelagem box em cores suaves surgem como opções certas para os dias quentes.
6. Sutiã aparecendo é feio
“Só é feio se a lingerie não for feita para aparecer ou estiver em mau estado, como peças com alças de elástico ou na cor da pele”, garante a consultora de moda Bia Paes de Barros. Tem dúvida de como usar? Clique aqui e veja dicas e opções de sutiãs para deixar à mostra.
7. Listras horizontais engordam sempre
O que causam essa impressão, na verdade, são listras largas e em cores muito contrastantes. “Mesmo se forem largas, cores como azul marinho e preto ou em peças com modelagens e recortes diferentes resolvem o problema”, explica Bia.
8. Não misture estampas
Floral e grafismos, listras e poás, xadrez de tipos diferentes. Misturar estampas hoje virou uma questão de estilo e personalidade. “A forma como cada um mistura diz muito sobre a pessoa. Os mais clássicos, por exemplo, em geral preferem grafismos ou prints diferentes com cores semelhantes”, diz Bia.
9. Sapato branco é cafona
O sapato branco é o novo preto: “Trata-se de um item atemporal e chique, que vai durar no guarda-roupa por muito tempo ainda”, afirma o stylist Marco Antonio Gurgel, que atua na área de estilo da marca Pat Pat’s. Na opinião de Bia, para não arriscar vale investir em peças mais delicadas, como oxfords, mocassins e sandálias de tiras finas.
10. Prata e dourado não devem estar no mesmo look
“Isso não faz sentido, pois bege e cinza são duas cores neutras que combinam muito bem entre si. Se dois tons combinam, por que não misturar?”, conclui Bia. Vale desde anéis e pulseiras até detalhes em bolsas e sapatos.
Fonte: Estadão
Reportagem: Marília Marasciulo