Entre os dias 9 e 12 de junho, o Expominas, em Belo Horizonte, foi palco de dois importantes acontecimentos da cena cultural da capital mineira: a Expocachaça e o BrasilBier. Em formato de feira e festival, os eventos uniram o que há de melhor em entretenimento, diversão, gastronomia, cultura e negócios.
Durante os quatro dias, o Expominas recebeu 41.532 visitantes, entre pagantes e convidados, que puderam apreciar os 110 estandes, distribuídos em uma área 30% maior em relação ao ano passado. Entre os produtos expostos, cervejas e cachaças para todos os gostos. Foram 83 marcas de cerveja e 465 marcas de cachaça, de produtores de 22 estados brasileiros, entre eles Rio de janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Considerando as negociações realizadas durante e após a feira em insumos, equipamentos, serviços e produtos, a estimativa é que o evento alcance o número de R$ 38 milhões em negócios gerados. Esse número reforça ainda mais a importância da Expocachaça, já consolidada como a maior e mais importante vitrine do agronegócio da cachaça, tendo sido responsável pela promoção e divulgação da bebida nos mercados interno e externo.