Os vencedores da quinta edição do Torneio Leiteiro da 41ª Expomontes, realizado pela Associação de Criadores de Gado de Leite (ACGL) e pela Diretoria de Pecuária Leiteira da Sociedade Rural, foram anunciados, neste sábado (11).
“Estamos caminho. Começamos timidamente, e em 2015, aumentamos o número de participantes. Eles vieram de varias cidades do Norte de Minas. Alguns, pela primeira vez. O torneio visa difundir a cadeia leiteira da região, além de potencializar os animais, possibilitando também e troca de experiência entre produtores”, descreve Otaviano Pires, Diretor da Rural e Presidente da ACGL.
Ao todos foram 15 animais de cinco produtores rurais, divididos em sete categorias. 21 acadêmicos do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG colaboraram com os trabalhos, liderados pelos professores doutores Marco Henrique Mourthé e Anna Christina de Almeida. Foram três ordenhas diárias realizadas em três dias consecutivos. Segundo Marco Henrique, o que se deve considerar é a qualidade dos animais inscritos. O torneio teve o patrocínio da Consultoria Aveia, Rota Rural, Rações Futura e Supra, ABS Tecplan e Sila Norte.
O Engenheiro Mecânico e produtor rural, Alessandro Soares Figueiredo, participou pela primeira vez do torneio. De Francisco Sá, ele trouxe animais campões. Ao todo, três vacas dele foram vencedoras.
“Estou aqui pela primeira e muito satisfeito. Aqui está o clã da cadeia leiteira e meus animais foram consagrados vencedores. A Exposição é uma oportunidade de apresentarmos a nossa genética de ponta que temos na região, testar os animais e interagir com diversos pecuaristas.
Premiação
Holandês jovem
Ana Julia – Otaviano Pires Junior – 29,47 kg/dia
Holandês adulto
Batuta – Otaviano Pires Junior – 46,57 kg/dia
Girolando Jovem
1º Lugar – Catuaba – Alessandro Figueiredo – 38,91 kg/dia
2º Lugar – Olinda – Fabio Rebello – 22,26 kg/dia
3ڎ lugar – Revista – Espírito Santo Pecuária – 21,92 kg /dia
Girolando Adulto
Cachoeira – Alessandro Figueiredo – 36,82 kg /Dia
Sindi Junior
Gaiola – Paulo Salgado – 13,38 kg/dia
Sindi Jovem
Fantástica – Paulo Salgado – 17,10 kg/dia
Sindi Adulto
Divisa – Paulo Salgado – 13,22 kg/dia
Grande campeã
Batuta – Otaviano Pires Junior – 46,57 kg/dia
Campeã reservada
Catuaba – Alessandro Figeuredo – 38,91 kg/dia
Cadeia leiteira
São produzidos, por dia, no Brasil 32 milhões de litros de leite. Em Minas, 1/3 da produção nacional é registrada. “Isso equivale a mais ou menos sete ou oito milhões de litros. No Norte de Minas, são 500 mil litros. Na seca, atual situação que encontramos, varia de 200 a 250 mil litros/dia. O preço variável é de R$ 0,80 e pode chegar a R$ 1,15, conforme a qualidade, logística, volume e outros fatores. 20% desse leite é produzido por 80% dos produtores da região”, afirma Otaviano.
Fonte: Ascom Sociedade Rural