ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS PRESTA HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO ACADÊMICO WILTON CARDOSO, DIA 31, ÀS 17H
SOLENIDADE FAZ PARTE DO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE E CONTA COM CONFERÊNCIA DE SIMONE VON RONDON
No dia 31 de agosto, às 17 horas, a Academia Mineira de Letras realiza uma sessão do programa Universidade Livre em homenagem ao centenário de nascimento do acadêmico Wilton Cardoso. A professora Simone Von Rondon, da PUC Minas, fará conferência sobre a vida e a obra do homenageado, cuja família estará presente à solenidade e receberá um diploma comemorativo das mãos da Presidente da AML, Elizabeth Rennó.
Wilton Cardoso nasceu em Entre Rios de Minas, em 10 de setembro de 1916, e faleceu em Belo Horizonte, em 7 de novembro de 1999. Graduou-se em Letras Clássicas na UFMG em 1944, tornando-se professor de Língua Portuguesa no ano seguinte. Na década de 1950, tornou-se professor catedrático no Colégio Estadual Governador Milton Campos, onde também atuou como Reitor.
Em 1958, depois de exercer interinamente a cátedra de Literatura Portuguesa, foi aprovado em concurso para professor de Literatura Brasileira também na UFMG, na qual ocupou diversos cargos administrativos e onde se aposentou, em 1986. Em seguida passou a integrar o corpo docente da PUC-MG, onde permaneceu até o seu falecimento.
Wilton Cardoso ocupou a cadeira de número 36 da Academia Mineira de Letras e deixou diversos trabalhos publicados, entre os quais se destacam: O Mito de Natércia na Lírica de Camões, Ditologia Léxica, Tempo & Memória em Machado de Assis, Da Cantiga de Seguir no Cancioneiro Peninsular da Idade Média, em parceria com Celso Cunha, Estilística e Gramática Histórica, Origens da Lírica Medieval Hispânica (Prêmio Academia Mineira de Letras); A Voz Média em Português (Separata de Kriterion); A Estrutura da Composição em Guimarães Rosa.
SERVIÇO:
Universidade Livre – Homenagem ao centenário de Wilton Cardoso
Data: 31/08/2016
Horário: 17 horas.
Local: Academia Mineira de Letras, Rua da Bahia, 1466 – Centro, Belo Horizonte.
Entrada gratuita.