De setembro a novembro, coletivo promoverá duas sessões comentadas da instalação cênico-sonora, além de uma mostra de videoperformances, uma oficina e uma intervenção urbana, esta última associada à programação da Virada Cultural de BH
O coletivo Adeuzará apresenta “GRIETZSCHE”, instalação cênico-sonora livremente inspirada na obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, com direção intermídia do poeta e performador Ricardo Aleixo. As primeiras sessões serão na Funarte MG (rua Januária, 68, centro, Belo Horizonte), de 17h a 19h, nos dias 19 de setembro (sábado), e 6 de outubro (terça-feira), seguidas de conversa com o público mediadas, respectivamente, pelos próprios artistas e pelo criador, professor e pesquisador em artes cênicas Luiz Carlos Garrocho, integrante do coletivo Contraponto. Até novembro, o coletivo promoverá ainda uma mostra de videoperformances, uma oficina e uma intervenção urbana, esta última associada à programação da Virada Cultural de BH. Todos os eventos são atividades de compartilhamento do Laboratório da Cena Funarte – Funarte MG 2015, do qual Adeuzará participa atualmente, e têm entrada gratuita.
O que é um grito? O que pode um grito? Qual a relação entre o grito e o silêncio? Em “GRIETZSCHE”, Adeuzará estuda a tipologia, uma certa catalogação e classificação dos sons produzidos no percurso do projeto, em que também foram realizadas intervenções urbanas, um programa de rádio e um ciclo de palestras. Experimentos com a oralidade, deriva, devir, pontes e ocupação espacial são outros elementos do processo trazidos para a instalação cênico-sonora. Com uma linguagem de integração das artes, “GRIETZSCHE” se utiliza de aparatos multimídia inextricavelmente misturados com os gestos, a dança e os deslocamentos dos performers, convidando o público a experimentar sensações auditivas e visuais e a captar o transitório e a sincronicidade no espaço-tempo. “Em nossa caminhada silenciosa, ou não, o corpo faz-se bússola, para todos e para ninguém, na travessia de nossa nau à deriva”, escrevem os artistas.
“GRIETZSCHE” é a quarta e conclusiva fase do projeto Adeuzará, iniciado no começo de 2015. Na instalação cênico-sonora, são utilizados elementos cênicos oriundos da fricção das três fases anteriores: as intervenções urbanas Leitura Ininterrupta, Nau de Vagar: estação zentai, Como: filosofia a goles de martelo e Caminhada em silêncio contra o vento, realizadas em praças e ruas do centro de Belo Horizonte, desde janeiro; o programa Sr. Nietzsche em Pílulas, que foi ao ar na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), entre maio e julho deste ano; e o ciclo de palestras Nietzsche: experimentos práticos, sediado na Funarte MG, em junho.
O zentai, traje originalmente usado por marionetistas japoneses com a finalidade de diminuir sua presença em cena e que, para os artistas de Adeuzará, representa o anonimato, a vivência de desidentificação, é outro elemento adotado em alguns desses experimentos e também presente em “GRIETZSCHE”.
Ao longo do projeto, Adeuzará também se dedicou a práticas em colaboração com outros artistas. O poeta, cantor, compositor e performador Ricardo Aleixo realizou, além da direção de “GRIETZSCHE”, a preparação vocal dos performers. Os integrantes do coletivo também participaram dos workshops Elementos do Butoh, com a atriz e bailarina Jeane Doucas, e B.M.C. (Body Mind Centering), com a bailarina, performer e coreógrafa Dudude Herrmann.
O grito apareceu como tema da instalação cênico-sonora na palestra “Estéticas do grito a partir de Nietzsche”, realizada no ciclo promovido por Adeuzará pelo filósofo Charles Feitosa, professor e pesquisador do Programa de Artes Cênicas da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).
Atividades de compartilhamento
A finalização da montagem de “GRIETZSCHE” foi desenvolvida no projeto Laboratório da Cena Funarte – Funarte MG 2015. Na ocupação, entre agosto e novembro, Adeuzará realizará, além de duas sessões comentadas da instalação cênico-sonora, uma intervenção urbana com participação do público, uma mostra de videoperformances e uma oficina, atividades de compartilhamento gratuitas.
No sábado, 12 de setembro, Adeuzará vai realizar a intervenção urbana “Nau do Silêncio” na programação da Funarte MG associada à Virada Cultural de BH. Nela, os artistas contam com a participação do público, convidado a embarcar em uma viagem silenciosa por ruas, pontes e rios da capital mineira, durante a qual os caminhantes poderão vivenciar uma travessia meditativa de pertencimento na trama da cidade. A ação terá início às 19 horas, a partir da Funarte MG, com uma série de movimentos de tai chi chuan, seguida de uma caminhada que percorrerá a passarela que faz a travessia entre a parte baixa (Centro) e a parte alta (bairro Floresta) da rua Januária, o Viaduto da Floresta e retornará ao ponto de partida. A proposta de Adeuzará é que os participantes possam experimentar um jogo sensorial, territorial, afetivo, mnêmico.
Documentadas em áudio e vídeo, as intervenções urbanas realizadas por Adeuzará em Belo Horizonte deram origem a videoperformances, que serão exibidas no dia 10 de novembro, terça-feira, das 20h às 22h, na Funarte MG. Dentre os três vídeos, dois são inéditos e o terceiro, “T.R.A.N.S.: um (pré-fixo) para todos e para ninguém?”, foi apresentado originalmente em Ouro Preto (MG), na programação científico-cultural do Simpósio Multiplicando os Gêneros nas Práticas em Saúde, em maio, e, posteriormente, em Belo Horizonte, no ciclo de palestras “Nietzsche: experimentos práticos”, em junho. A motivação das videoperformances é suscitar uma reflexão sobre a ressignificação do espaço urbano como um campo de experimentação cênica e artística.
A oficina Corpo Filosofia Intervenção na Cidade oferecerá uma visão geral da pesquisa desenvolvida por Adeuzará, que explora a relação entre corpo e cidade em ações que têm como foco a linguagem das intervenções urbanas, impulsionadas pelo conteúdo das falas da personagem Zaratustra, de Nietzsche, e pelos conceitos de memória, fluxo, arquitetura, ponte, presença, pertencimento, esvaziamento, comunidade, empoderamento. Na atividade, uma imersão de 5 horas-aula orientada pelos integrantes do coletivo, será construída, junto aos participantes, uma ação performativa na passarela localizada nas imediações da Funarte MG. A oficina será realizada em 21 de novembro, sábado, de 14h a 19h, e requer inscrição prévia, de 9 a 13 de novembro, pelo e-mail adeuzara@gmail.com. Serão oferecidas 20 vagas, a artistas, estudantes e demais interessados em teatro, performance e intervenção urbana, com idade mínima de 18 anos.
Sobre Adeuzará
Adeuzará é um coletivo de pesquisa de Belo Horizonte (MG), atualmente composto pelos performers pesquisadores transdisciplinares Bruno Pacheco, Leandro Acácio, Luciana Tanure e Renata Queiroz. Pretende partilhar uma leitura experimental do pensamento de Friedrich Nietzsche, a partir de sua obra “Assim Falou Zaratustra: Um Livro Para Todos e Para Ninguém”. O projeto Adeuzará é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Participa atualmente do Laboratório da Cena Funarte – Funarte MG 2015 e do Projeto Cena Aberta do Centro Cultural UFMG. Escritos, imagens e outros conteúdos sobre o projeto encontram-se no blog adeuzara.wordpress.com. Adeuzará também está nas redes sociais: Facebook www.facebook.com/adeuzara, Twitter @adeuzara e Soundcloud soundcloud.com/adeuzara.
SERVIÇO
Adeuzará apresenta GRIETZSCHE – Atividades de Compartilhamento do Laboratório da Cena Funarte – Funarte MG 2015
Todas as atividades serão realizadas na Funarte MG – Rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte. A participação do público é GRATUITA.
Nau do silêncio – intervenção urbana com participação do público
Data: 12 de setembro, sábado
Horário: 19h
Observação: Programação associada da Funarte MG à Virada Cultural de BH.
GRIETZSCHE – sessões comentadas
Data: 19 de setembro, sábado. Mediação: Adeuzará.
Data: 6 de outubro, terça-feira. Mediação: Luiz Carlos Garrocho.
Horário: 17h a 19h
Mostra de videoperformances
Data: 10 de novembro, terça-feira
Horário: 20h a 22h
Oficina Corpo Filosofia Intervenção na Cidade
Data: 21 de novembro, sábado
Horário: 14h a 19h
Público: artistas, estudantes e demais interessados em teatro, performance e intervenção urbana, a partir de 18 anos
Vagas: 20
Inscrições: de 9 a 13 de novembro, pelo e-mail adeuzara@gmail.com. Apresentar minicurrículo e breve carta de intenção.