Órgão da Matriz de Santo Antônio – Tiradentes/MG
15/09 – sexta-feira – Integrante da programação do Festival Artes Vertentes
20h30 – Elisa Freixo (órgão) e Quarteto O/Modernt – Daniel Rowland (violino), Hugo Ticciati (violino), Gareth Lubbe (viola), Julian Arp (violoncelo)
Programa:
– FranciscoCorreadeArauxo (1584–1654)
Tiento y Discurso de Segundo Tono
– JohannSebastianBach (1685-1750)
Contrapunctus 2 da Arte da Fuga BWV 1080
– Francisco Correa de Arauxo
Tres glosas sobre el canto llano de la Immaculada Concepcion
– JohannSebastianBach
Duetto III em Sol Maior, da Missa Luterana para órgão
– Francisco Correa de Arauxo
Tiento de medio registro de dos tiples de Segundo Tono
– Johann Sebastian Bach
Contrapunctus 4 da Arte da Fuga
– Franz Schubert
Quarteto de cordas D. 810 “A Morte e a Donzela”
Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
22/09 – sexta-feira – Integrante da programação do Festival Artes Vertentes
21h – Elisa Freixo
Programa
Maria
Sebastian Aguilera de Heredia Salve Regina
1561-1627
Antonio de Cabezón Cantus – Beata viscera Mariae virginis
1510-1566
Danças sacras
Hans Neusidler Juden Tanz
1508-1563
Anônimo, Espanha Diferencias sobre la Gaita
séc.XVII
Johann Caspar Fischer Chaconne
1656-1746
Anônimo, Brasil Lundum
séc.XVIII
Natal
Jan Pieterzoon Sweelinck Puer Nobis nascitur – Tema e três Variações
1562-1621
Johann Sebastian Bach Prelúdio Coral In dulci jubilo
1685-1750
Jean Jacques Charpentier Plusieurs Noël en Tambourins
1734-1794
Rito luterano
Johann Sebastian Bach Preludio e Fuga em sol maior
1685-1750
Kyrie . Christe . Kyrie – da Missa Luterana
Johann Ludwig Krebs Glória – Allein Gott in der höh sei Ehr, variações
1713-1780
Rito católico
Girolamo Frescobaldi Toccata per l´Elevatione
1583-1643
Anônimo, Itália Post Communio
séc.XVIII
Carlos Bodro Allegro finale – per doppo la messa
ca.1850-ca.1900
Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
29/09 – sexta-feira
20h – Elisa Freixo e convidados
Ingressos a partir de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20 (meia)
Crianças a partir de 5 anos
Informações: (32) 98812-8512
Órgão da Matriz de Santo Antônio – Tiradentes
Exemplar do século XVIII, o órgão da Matriz foi encomendado em 1785 ao organeiro português Simão Fernandes Coutinho, na cidade do Porto. A Vila de São José do Rio das Mortes, nossa atual Tiradentes, vivia a efervescência musical do período barroco e o órgão acompanharia a liturgia e as celebrações familiares. Restaurado agora de modo pleno, o órgão da Matriz de Santo Antônio é motivo de orgulho. Voltou a ser um dos centros da vida comunitária, religiosa, cultural e musical da cidade de Tiradentes.
Toda essa história continua viva por causa do trabalho incansável da organista Elisa Freixo, responsável pela manutenção dos instrumentos.