Especialista orienta como montar um plano para aqueles que começaram o ano sem definir os objetivos e pontos essenciais.
Criar metas, objetivos e estabelecer uma organização são algumas das características de um planejamento bem estruturado. É comum se estabelecer um cronograma em todo início de ano, porém, algumas pessoas acabam deixando esta tarefa para depois e na correria do dia a dia, passam boa parte do tempo sem programação de fato. A segunda opção é o seu caso? Não se preocupe, ainda dá tempo de criar um planejamento estratégico para a sua empresa.
Mesmo vivendo em meio à crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, ter um planejamento estratégico é crucial para uma empresa sobreviver de forma saudável e rentável. Pode custar quase nada no seu orçamento, na verdade, este é um investimento indispensável na renda de uma organização de qualquer porte e segmento. Com ele, é possível criar projeções, objetivos e conquistar bons resultados em curto, médio e longo prazo.
De acordo com a escritora e consultora empresarial, Cida Montijo, o planejamento estratégico tem como principal função, nortear e estabelecer um ponto de partida para as ações de uma instituição organizacional. “Sem isso, é como se toda a empresa estivesse perdida em meio a um turbilhão de situações. Qualquer negócio só consegue sobreviver com muito planejamento e estratégias bem estabelecidas. Afinal, mesmo que aconteça qualquer imprevisto, são essas estratégias pré-estabelecidas que vão pautar os próximos passos e as soluções para os problemas”, revela.
Para quem vai elaborar os planos agora, pode levar em conta tanto as questões do ano passado quanto dos meses antecedentes deste ano. “Coloque no papel tudo o que deu certo ou não funcionou durante o ano que passou. você deve pensar: minha empresa estava preparada? Como nos saímos esse ano? Essas são perguntas que vão ajudar você a criar um planejamento ainda melhor pautado em possibilidades de lidar com novas situações a todo momento e eficaz para gerar resultados mesmo durante uma crise”, orienta a especialista.
Como se planejar?
Alguns pontos específicos não podem faltar no planejamento estratégico, para tornar mais fácil o entendimento, a consultora listou alguns pontos fundamentais. Confira:
Propósito: uma coisa que não pode faltar são os objetivos que você quer alcançar;
Comunicação adequada: não adianta criar um planejamento que apenas você vai entender. Os colaboradores também precisam estar alinhados e com bastante entendimento sobre os propósitos;
Explicação completa: o planejamento estratégico é um documento que precisa ser detalhado para que todos possam entender o seu papel em meio às estratégias lançadas;
Motivação e comprometimento da equipe: este é também um ponto fundamental. Afinal, os principais responsáveis pelo sucesso de um planejamento estratégico até o final do próximo ano são os seus colaboradores.
Fonte: Cida Montijo, escritora e consultora empresarial. Formada em Letras, atuou como professora de português e espanhol. É graduada em pedagogia empresarial pela PUC. Migrou para a área de consultoria empresarial e recursos humanos. Criou um programa de consultoria em gestão empresarial, com experiência dentro e fora do Brasil. É especialista em terapias integrativas. Autora do livro “Emoções e suas frequências – Salto quântico para o equilíbrio”. Coautora: dos livros “Treinamentos comportamentais;” “Capital Intelectual”; “Coaching, a solução”.
Foto: Internet