ARTE FAVELA nos Becos – Releituras das Obras de Drummond – realiza exposição itinerante
Patrocinado pelo Mercantil do Brasil desde 2009, o projeto envolve jovens, de 16 a 30 anos, de cinco comunidades carentes de Belo Horizonte
O Arte Favela, patrocinado pelo Mercantil do Brasil desde 2009, apresenta os frutos de mais um ano de trabalho. Em 2015, o projeto envolveu jovens de 16 a 30 anos, moradores de cinco comunidades de Belo Horizonte, na criação de telas inspiradas nas obras e vida de Carlos Drummond de Andrade. O grafite foi a linguagem escolhida para traduzir a história e o trabalho do escritor.
O resultado do projeto deste ano – Arte Favela nos Becos – Releituras das Obras de Drummond, será apresentado por meio da realização de exposições itinerantes nas comunidades envolvidas. Será criado um ambiente de interação cultural, no qual as fachadas das moradias servirão de base para a instalação das telas produzidas pelos jovens do projeto. “A expectativa é integrar arte à rotina dos moradores dessas comunidades, tornando-os protagonistas das exposições e, também, participantes do projeto”, comenta Hely.
Sendo assim, entre os dias 19 de julho e 16 de agosto, as comunidades envolvidas – Cabana do Pai Tomás, Vera Cruz, Conjunto Felicidade, Serra e Vila Presidente Vargas receberão a Exposição Itinerante, composta por dez painéis, de 1,40m X 2m.
Segundo Conceição Pinto, gerente de Marketing Corporativo e Relacionamento do Mercantil do Brasil, o Arte Favela é uma proposta inovadora que integra ações culturais, desenvolvimento social e educativo, ao mesmo tempo em que promove a inserção social e cultural das pessoas que vivem em favelas e aglomerados de Belo Horizonte. “A iniciativa funciona como uma vitrine para os jovens participantes das oficinas, tornando-se uma oportunidade de profissionalização e atuação no mercado de trabalho”, completa.
Serviço:
Cronograma Exposição “Arte Favela nos Becos – Releituras das obras de Drummond”:
19/07 – Cabana do Pai Tomás
26/07 – Vera Cruz
02/08 – Conjunto Felicidade
09/08 – Serra
16/08 – Goiânia (Vila Presid. Vargas)
Projetos apoiados: O Mercantil do Brasil, único banco médio de varejo do País, investe constantemente em projetos esportivos e culturais. No primeiro caso, objetiva apoiar o desenvolvimento infanto-juvenil, por meio da prática saudável do esporte, como o Festival de Esportes e a Copa Mercantil do Brasil; e o desenvolvimento de atletas da equipe de futsal do Minas Tênis Clube e o piloto Serginho Sette Câmara. Os projetos culturais possuem aderência a conceitos de acesso à cultura, entretenimento e de inserção social, como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e o Arte Favela nos Becos.