O Arte Favela, patrocinado pelo Mercantil do Brasil desde 2009, apresenta mais uma exposição itinerante
No período de agosto a dezembro, o Arte Favela apresenta o projeto: “Arte Favela nos Centros Culturais – Criação e Identidade Cultural”, exposição itinerante que passará por cinco Centros Culturais de Belo Horizonte. São eles: Centro Cultural Jardim Guanabara, Alto Vera Cruz, São Bernardo, Vila Marçola e Zilah Spósito. O projeto é composto por produções próprias de artistas grafiteiros: Nilo Zack, Hely Costa, Sergio Iron, Marcello Lax, Celo, Mone, Bá, Vinicius VNS, Douglas DGS e Ed Mun.
Para o coordenador do Arte Favela, Hely Costa, que também é um dos expositores, os painéis revelam os diversos olhares, a sensibilidade e a identidade que cada artista apresenta e representa no cenário urbano, por meio das técnicas do grafite e das artes visuais.
Dentre os participantes, destaca-se a presença do artista Nilo Zack, reconhecido pela imagem do rosto de um menino pintado de palhaço. Recentemente, ele foi responsável pela intervenção na fachada da loja de Ronaldo Fraga, localizada na capital mineira. Algumas peças da coleção de inverno 2015 do estilista também possuem traços do grafiteiro.
No evento de abertura de cada exposição, ocorrerá um bate-papo com os convidados sobre a arte e as manifestações artísticas urbanas. A mostra ficará durante um mês em cada espaço.
A iniciativa compõe o projeto Descentra Cultura, idealizado pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, que objetiva democratizar o acesso aos recursos e ampliar a participação de todas as regiões da capital mineira.
Arte Favela nos Becos – Releituras das Obras de Drummond
O Arte Favela está também com uma exposição itinerante em comunidades de Belo Horizonte, resultado do projeto “Arte Favela nos Becos – Releituras das Obras de Drummond”. O projeto envolveu jovens de 16 a 30 anos, moradores de cinco comunidades, na criação de telas inspiradas nas obras e vida de Carlos Drummond de Andrade. O grafite foi a linguagem escolhida para traduzir a história e o trabalho do escritor. De 19 de julho a 16 de agosto, aos domingos, as comunidades envolvidas – Cabana do Pai Tomás, Vera Cruz, Conjunto Felicidade, Serra e Vila Presidente Vargas receberão a Exposição Itinerante, recebem os painéis.
Serviço:
- Exposição “Arte Favela nos Centros Culturais – Criação e Identidade Cultural”
Agosto – Centro Cultural Jardim Guanabara (R. João Álvares Cabral, 277 – Floramar. Tels.: (31) 3277-6703 / 6651)
Setembro – Centro Cultural Alto Vera Cruz (R. Padre Júlio Maria, 1577 – Alto Vera Cruz. Tel.: (31) 3277-5612)
Outubro – Centro Cultural São Bernardo (R. Edna Quintel, 320 – São Bernardo. Tel.: (31) 3277-7416)
Novembro – Centro Cultural Vila Marçola (R. Mangabeira da Serra, 320 – Serra. Tel.: (31) 3277-5250)
Dezembro – Centro Cultural Zilah Spósito (R. Carnaúba, 286 – Jaqueline. Tel.: (31) 3277-5498)
- Exposição “Arte Favela nos Becos – Releituras das obras de Drummond”.
Horário: 10h às 16h
19/07 – Cabana do Pai Tomás (Beco Epaminondas Otoni)
26/07 – Alto Vera Cruz (Rua Dr. Brochado)
02/08 – Conjunto Felicidade (Rua Juvenil Barbosa da Silva – em frente ao 125)
09/08 – Serra (Beco Esperança)
16/08 – Goiânia (Vila Presid. Vargas) (Beco Hum)
Projetos apoiados: O Mercantil do Brasil, único banco médio de varejo do País, investe constantemente em projetos esportivos e culturais. No primeiro caso, objetiva apoiar o desenvolvimento infanto-juvenil, por meio da prática saudável do esporte, como o Festival de Esportes e a Copa Mercantil do Brasil; e o desenvolvimento de atletas da equipe de futsal do Minas Tênis Clube e o piloto Serginho Sette Câmara. Os projetos culturais possuem aderência a conceitos de acesso à cultura, entretenimento e de inserção social, como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e o Arte Favela nos Becos.