Para auxiliar os profissionais do ramo alimentício a manipular, preparar, armazenar e a vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, com o objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos consumidores, o Senac oferece o curso Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. Segundo a orientadora Graça Pôncio, a qualificação profissional é fundamental para implantar as boas práticas nos processos de manuseio e produção de alimentos seguros, bem como a prevenção da saúde e o monitoramento dos perigos.
O curso aborda os requisitos básicos de qualidade e segurança dos alimentos, assim como os conhecimentos relativos aos perigos em todas as etapas da cadeia produtiva, reforçando sobre a importância da higiene em todo o processo e desenvolvendo os procedimentos que reduzem o risco de contaminação alimentar. “Reforçamos ainda a legislação vigente quanto a fornecedores, recebimento das matérias-primas, armazenamento, produção, prevenção da contaminação cruzada, transporte e distribuição”, explicou.
Durante as aulas, as principais dicas e informações que a instrutora repassa aos alunos são quais os contaminantes alimentares e as medidas de prevenção, a importância da higiene e da saúde do manipulador, como deve ser feita a higienização de instalações, equipamentos, utensílios e alimentos, a forma de conservar adequadamente os alimentos e como evitar a contaminação cruzada.
Serviço:
As matrículas para o curso Boas Práticas na Manipulação de Alimentos estão abertas e devem ser feitas no Senac, (rua Tupinambás, 1062). As próximas turmas terão início em 14 ou 28 de setembro, 19 de outubro e 16 de novembro. As aulas serão realizadas na unidade do centro, em Belo Horizonte. Investimento e informações pelo 0800 724 4440 e www.mg.senac.br.