CREPÚSCULO – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO LANÇA O “PROGRAMA DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO” PARA PARTILHAR CONHECIMENTOS
INSTITUIÇÃO BUSCA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM LIMITAÇÕES APARENTES E A CAMPANHA TRAZ AÇÕES EDUCATIVAS PARA AS RUAS E NA INTERNET
Quais são as suas limitações? A instigante pergunta faz parte de um conceito proposto pelo Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano. Há quem não saiba fazer conta, andar de bicicleta ou assobiar. Enquanto outras pessoas têm dificuldades para andar, falar ou ver. Assim como cada indivíduo tem suas potencialidades e pode desenvolvê-las. O certo é que todo mundo tem limitações, em umas pessoas elas podem ser mais aparentes e em outras nem tão aparentes assim. Este conceito busca, por meio de uma consciência individual, melhorar as relações das pessoas consigo mesmas, com o outro e com o mundo.
Com o objetivo de compartilhar este e outros conceitos, conhecimentos, exemplos, metodologias e tecnologias, que desenvolve há 19 anos, o Crepúsculo lança, no dia 24 de agosto, o Programa de Promoção do Desenvolvimento Humano. Com o mote “Desenvolvimento Humano, eu também estou nessa caminhada”, o Programa conta com ações pela cidade e na internet, em três línguas, libras e legendas.
“Queremos que as causas que defendemos tenham um alcance maior. Temos a ideia de que todas as pessoas têm uma questão e podem se desenvolver. O programa é um mecanismo que foi desenvolvido no Crepúsculo, antes de uma maneira mais tímida. Mas agora, com 19 anos de estudo e prática, temos respaldo para partilhar o que vivenciamos, a nossa metodologia, para que chegue a um número maior de pessoas e famílias”, explica Luciane Kattaoui, coordenadora da instituição.
Na segunda-feira (24), será lançado no canal da instituição no YouTube o vídeo de animação da música “Todo Mundo Tem Limitações”, composta especialmente para o Crepúsculo, que aborda a questão de todos terem limitações, do super-homem à rainha. A mesma temática será adotada no Twitter e na página oficial do Facebook, com a hashtag #TodoMundoTemLimitações. Para reforçar a ação, ainda na segunda (24) das 12h às 13h30, os profissionais, atendidos e familiares do Crepúsculo farão um flash mob na Praça Sete, chamando a atenção para o conceito abordado neste momento do programa que é o das limitações aparentes ou não aparentes. Esquetes de dança e teatro também serão apresentados em locais públicos, instituições e empresas.
O Programa de Promoção do Desenvolvimento Humano conta também com várias formas de participação. “Se uma pessoa tiver um olhar mais humanizado para si mesma, ela já é participante da caminhada pelo desenvolvimento humano”, comenta Luciana. Mas ela também oferecer uma experiência, um conhecimento, uma prática, materialidades ou destinar dotação financeira direta ou através do imposto de renda, para que o Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano amplie sua atuação. Mais informações no site: www.crepusculo.org.br/doacao-e-patrocinio.
Sobre o Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano
O Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano (organização não governamental sem fins lucrativos), com sede em Belo Horizonte – MG, tem por finalidade a inclusão das pessoas com limitações aparentes por meio da arte, da oferta de atendimentos clínicos, pedagógicos, do Projeto Diversidade e Protagonismo e de consultorias para outras instituições. Oferece à comunidade oficinas artísticas gratuitas e é referência nacional em arte inclusiva para as pessoas com limitações aparentes em qualquer faixa etária.
A instituição propõe uma convivência na qual seres humanos com dificuldades e limitações, aparentes ou não aparentes, possam se conscientizar, desenvolver, relacionar, produzir, ampliar suas potencialidades e conquistar autonomia de forma respeitosa e alegre na busca por um desenvolvimento saudável.
“Um dia chegamos nesta casa, cheios de angústias, incertezas e um desejo enorme de encontrar um caminho, no qual as pessoas pudessem se respeitar e juntas encontrar possibilidades. E foi no Crepúsculo que tudo aconteceu. Lugar de ser feliz, de compartilhar!”, conta Caesar Botelho e Kátia Botelho, pai e mãe da participante Mariana Botelho.