O evento levou a Tiradentes as melhores marcas do setor, como Harley-Davidson, Honda, Triumph, Yamaha, KTM entre outras, somando 34 estandes divididos entre motocicletas e acessórios. De acordo com levantamento do Grupo Berg e Production Eventos, o giro financeiro foi 10% superior ao do ano passado. “A XXIII edição do Bike Fest Tiradentes foi um sucesso e superou nossas expectativas. Registramos vendas expressivas de motos, acessórios e no comércio da cidade. Ao todo os expositores venderam cerca de 90 motocicletas gerando em torno de R$ 3 milhões e 600 mil reais em negócios. A área de serviços e produtos geram mais de R$ 2 milhões com serviços de troca de pneus, venda de peças e acessórios de motos, vestuário, souvenirs e equipamentos” revela Jordano Berg, um dos organizadores do evento.
O Bike Fest Tiradentes foi bem recebido também pelos moradores, comércio e a rede hoteleira, que geraram mais de 160 empregos diretos e 900 indiretos. “Os turistas gastaram nesses estabelecimentos cerca de R$ 7 milhões nos cinco dias de Bike Fest, comprovando que é um dos eventos que traz mais retorno para a cidade” ressalta Jordano Berg.
Outra herança do evento para Tiradentes são as ações sociais e sustentáveis realizadas pela produção. “Em prol da sustentabilidade, doamos mudas de árvores à Secretaria de Meio Ambiente para o plantio na cidade e fizemos a separação do lixo produzido no evento, ações que nos renderam certificado do Instituto Oksigeno, que foi entregue durante o evento” revela Milton Furtado, da Production Eventos.
O Bikefest Tiradentes é organizado pelo Grupo Berg e realizado pela Production Eventos e tem como patrocinadores o Bradesco, Honda, X11 Expert Rider, Backer, Pirelli, Yamaha – Emoções Motos, Harley-BH, Triumph, Moto Street e KTM. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Tiradentes, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Desfile de estrelas
Para acelerar ainda mais o coração dos motociclistas e simpatizantes, as marcas selecionaram suas estrelas para expor aos visitantes. Entre os maiores sucessos da feira de negócios montada na Praça da Rodoviária de Tiradentes, alguns modelos se destacaram e chamaram a atenção do público, que não poupou flashes e poses.
A Honda, uma das patrocinadoras do evento, colocou sob os holofotes o lançamento da nova GL1800 Gold Wing “40th Anniversary”. O modelo chegou ao Brasil na nova e exclusiva cor branca pérola, e traz emblemas comemorativos aos 40 anos do inicio de sua produção mundial, em 1974. Além dos modelos de alta cilindradas que fizeram sucesso com o público que passou pelo estande.
Motos de diversos modelos e que conquistaram o público foram os destaques nos estandes da Yamaha, Harley-Davidson, Triumph e KTM, que pela primeira vez participou de um evento de motociclismo no Brasil. A interatividade também marcou presença durante o Bike Fest Tiradentes, no estande exclusivo da X11 Expert Rider, o público pode tirar fotos e registrar a sua presença no evento.
E para quem se apaixonou pelas opções de motos expostas durante o Bike Fest, o Bradesco montou uma agência exclusiva, que proporcionou agilidade e comodidade ao público no momento de negociação, oferecendo opções de financiamentos.
Blues e Jazz
Simultaneamente ao Bike Fest, a cidade recebeu também o 4º Festival de Blues e Jazz de Tiradentes que embalou as noites dos visitantes. Com música de qualidade e público animado, os shows lotaram a Tenda Bar nos três dias de festival. Ao todo, passaram pelo palco 9 bandas com o melhor do Blues & Jazz brasileiro e internacional. A programação incluiu também workshops com os artistas Netto Rockfeller, Tia Carrol e Rafael Leite, idealizador da banda BrasCubazz, aos alunos de música da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ).