Crise pode ser um bom momento para rever planejamento financeiro do seu negócio

Com as portas fechadas ou menor fluxo de demandas, empreendedores podem utilizar tempo para refletir e rever estratégias no orçamento

A atual crise no mercado econômico decorrente da pandemia de coronavírus tem sido a principal preocupação para pequenos, médios e grandes empresários. Com a necessidade de isolamento social, muitos fecharam as portas momentaneamente ou tiveram a demanda bastante reduzida. Assim, empreendedores de diversos segmentos buscam alternativas para driblar a crise e conseguir se reerguer após a fase difícil. Porém, um lado positivo pode surgir disso tudo. Este pode ser o momento ideal para rever algumas estratégias e melhorar o planejamento financeiro.

Sílvio Azevedo, administrador de empresas e educador financeiro, conta que nos últimos dias muitas pessoas perceberam que obtinham gastos desnecessários. “Com o corte de custos, muitos hábitos estão mudando. Agora, as pessoas estão percebendo que o planejamento financeiro é essencial para lidar com momentos de recessão econômica e que muitas coisas poderiam ser retiradas do orçamento”, diz o especialista.

O educador financeiro cita, por exemplo, a tendência do home office. “Com o isolamento social, a maioria dos setores estão fazendo o possível para manter a maior quantidade de pessoas trabalhando em casa. Com isso, diversos empresários estão vendo que essa modalidade pode ser muito benéfica em relação ao orçamento, já que existe o corte de gastos com deslocamento dos funcionários”, comenta. Isso também reflete no local em que a empresa se instala. “Com o home office, não é necessário pagar aluguel, móveis e outros equipamentos que precisam estar em um lugar fixo”, acrescenta.

Planejamento financeiro adequado

Além do corte relacionado ao trabalho presencial, empresas que não podem trabalhar à distância podem aproveitar o momento para rever outras questões do orçamento e se readaptar para os próximos anos. “Às vezes, na correria do dia-a-dia, podemos deixar muita coisa passar sem pensar estrategicamente. Portanto, tirar um tempo para analisar tudo com calma, observar o que é desnecessário e se planejar corretamente é fundamental no processo de crescimento de qualquer empresa”, ressalta.

Fonte: Sílvio Azevedo, administrador de empresas, com ampla experiência no setor bancário e consultoria, especialista em mercado e educação financeira. Membro do MDRT (Million Dollar Round Table). É diretor e fundador da AZV Investimentos (azvinvestimentos.com.br / Redes Sociais: @silviocazevedo)

Sobre Karla Monteiro

Apaixonada por fotografia e shows desde criança, sou muito eclética para música e adoro ler.

Veja também

Boa opção na hora do almoço em BH

No centro da capital mineira há um cantinho com boas opções no cardápio e preços …

Luan Santana lança VOL 1 do seu “Luan Ao Vivo na Lua – Nova”

EP destaca a inédita “Se Arrependimento Matasse” nos apps de áudio, com direito a videoclipe …

SHAKIRA ANUNCIA GRANDE RETORNO À AMÉRICA LATINA COM “LAS MUJERES YA NO LLORAN WORLD TOUR”

SHAKIRA ANUNCIA MÉXICO, BRASIL, ARGENTINA, CHILE, PERU E COLÔMBIA EM SUA ESPERADA TOUR   Com …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X