“FESTIVAL ACONTECE – BH 120, PATRIMÔNIO ILUMINADO” CELEBRA OS 120 ANOS DE BELO HORIZONTE COM UMA SÉRIE DE EVENTOS GRATUITOS
DE 5 A 10 DE DEZEMBRO, NO CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA E NA PRAÇA DA ESTAÇÃO
Em comemoração aos 120 anos da capital mineira, entre os dias 5 e 10 de dezembro, a Coreto traz uma série de eventos culturais gratuitos na Praça da Estação e na região da Pampulha com o Festival Acontece – BH 120, Patrimônio Iluminado.
Na programação, o espetáculo Sou do Mundo, Sou Minas Gerais com Lô Borges, Maurício Tizumba e Mano Coti; a Orquestra Sinfônica Arte Viva, sob a regência do Maestro Amilson Godoy, convidando Toquinho; a mostra PATRIMÔNIO[S] – BH 120 anos; uma roda de conversa com Adrien Gardère, reconhecido designer francês responsável por projetos de grandes museus; a Rua do Lazer SESC; o Cortejo de Tambores do Tamborilata; a Cia Sesc de Dança; o show de Laura Catarina – filha de Vander Lee e Gabriel de Mattos; e a apresentação do Coral Infantil Instituto Unimed-BH.
Além de celebrar o aniversário da cidade, o projeto tem o objetivo de valorizar os talentos e a diversidade de Minas Gerais. Com o “Patrimônio Iluminado” intervenções de luz serão instaladas nos equipamentos do Conjunto Arquitetônico da Pampulha – Museu de Arte da Pampulha, Igreja São Francisco de Assis, Casa do Baile e Casa JK, ressaltando as linhas modernistas que marcam a arquitetura do complexo e criando uma atmosfera mais convidativa para a fruição noturna da Lagoa.
Um dos pilares do projeto é provocar uma reflexão quanto à importância da a preservação da memória, da troca de conhecimento, ampliação de acesso aos produtos culturais da cidade e o desenvolvimento de ações sustentáveis. “Queremos aproveitar essa data, que é um marco, para, além de oferecer uma programação cultural gratuita, valorizar o bem público e promover o orgulho do belo-horizontino”, ressalta Lilian Nunes, sócia da Coreto Cultural, idealizadora do evento.
O Festival Acontece – BH 120, Patrimônio Iluminado é apresentado pelo Instituto Unimed-BH, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet). Com realização da Coreto, Ministério da Cultura e Governo Federal, tem apoio cultural do Sesc MG e Aliança Francesa Belo Horizonte; apoio institucional da Prefeitura de Belo Horizonte, Belotur e Fundação Municipal de Cultura. Traz como Projeto Parceiro a Orquestra Sinfônica Arte Viva, patrocinada pela Rede, uma das empresas líderes no mercado de meios de pagamento eletrônicos.
SOU DO MUNDO, SOU MINAS GERAIS
No dia 9 de dezembro, na Praça da Estação, o espetáculo “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais”, celebra a universalidade mineira e foi inspirado na arte produzida em Belo Horizonte a partir de “Para Lennon e McCartney”, música gravada por Milton Nascimento com a frase que marcou o Clube da Esquina. Para o Festival Acontece, Lô Borges, um dos compositores da canção, é convidado especial junto a Maurício Tizumba e Mano Coti.
O espetáculo cria um rico painel artístico-cultural sobre a arte produzida na cidade, da MPB ao pop rock, passando por seus poetas, cultura popular, religiosidade, teatro, dança, tradição, desejo de síntese. A direção artística é de Gilvan de Oliveira e a direção de cena é de Inês Amaral. Ao todo são mais de 400 pessoas envolvidas. Entre elas estão crianças e adolescentes da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, no Aglomerado Morro das Pedras, que participam dos cursos de percussão, balé e danças urbanas.
Também integram a montagem, o grupo de percussão afro-mineira Bloco Saúde, com regência da atriz e cantora Júlia Dias; o Coral Unimed-BH, sob a regência do maestro Márcio Miranda Pontes; o grupo de dança de salão Dança a Dois, coordenado pela Cia. de Dança Mimulus; e o Uniclown, projeto coordenado pelo artista Rodrigo Robleño. A banda liderada por Gilvan de Oliveira, a Orquestra Sinfônica de Betim, o Grupo Mira e a Cia. Masculina do Núcleo Artístico completam a composição do elenco.
O Instituto Unimed-BH, organização sem fins lucrativos, apresenta este espetáculo por acreditar que a cultura é instrumento de transformação social e por isso, com o apoio de mais 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores, incentiva o desenvolvimento sociocultural de comunidades, o engajamento voluntário, o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente.
REDE SINFÔNICA
Outro destaque na programação do Festival Acontece é a apresentação da Orquestra Sinfônica Arte Viva, de São Paulo, regida pelo Maestro Amilson Godoy, que convida Toquinho, no dia 10 de dezembro, às 21h, na Praça da Estação. O evento é promovido pela REDE com o apoio do Ministério da Cultura.
Criada há 20 anos pelo Maestro Amilson Godoy, a proposta da Orquestra Arte Viva é levar música erudita para o público de um jeito bem diferente. “O que eu busquei foi trazer para a música popular essa riqueza sinfônica que acontece normalmente dentro da chamada música erudita”, explica. “Aquele rigor, aquela austeridade musical acontece no tratamento à música, mas não na convivência”, complementa, falando da descontração típica deste tipo de espetáculo. Para fazer essa combinação do clássico com a MPB, a Orquestra Sinfônica Arte Viva já fez parcerias com grandes nomes como Gilberto Gil, Daniela Mercury, Milton Nascimento, Maria Rita, Arnaldo Antunes, Mariana Aydar, entre muitos outros. Dessa vez o convidado Toquinho completa o repertório da Orquestra com seus sucessos.
A REDE, uma das empresas líderes no mercado de meios de pagamento eletrônicos, é parceira na realização deste projeto, por entender que a cultura é uma ferramenta essencial para a construção da nossa identidade e promoção da cidadania.
SERVIÇO
Festival Acontece – BH 120, Patrimônio Iluminado
Data: de 5 a 10 de dezembro
Local: Conjunto Arquitetônico da Pampulha e Praça da Estação
Informações:
PROGRAMAÇÃO
Praça da Estação
9/12 – 19h: Espetáculo Sou do Mundo, Sou Minas Gerais – participação de Lô Borges, Maurício Tizumba e Mano Coti.
10/12 – 21h: Rede Sinfônica – Orquestra Sinfônica Arte Viva, sob regência do Maestro Amilson Godoy, convida Toquinho
Conjunto Arquitetônico da Pampulha
5/12 – Abertura da mostra PATRIMÔNIO[S] – BH 120 anos
Local: Casa JK
Parceiro: Aliança Francesa
Horário: 19h
Sinopse: integram a exposição obras dos artistas Raphael Ferreira, Cris Xavir e Edhu Nascimento, Rosilene Souza, KK Bicalho, Ivan Araújo, Raíssa Pena e Paola Carvalho, Rafael Abreu, Alessandra Filardi, Jeannie Helleny, Ricardo Baroni, Coletivo Micrópolis, e da convidada especial Marta Von Zeidler da Von Zeidler Art Gallery. O objetivo é sensibilizar o público sobre a história de Belo Horizonte e o futuro a se construir.
7/12 – BH+120: Roda de conversa com Adrien Gardère
Local: Casa do Baile – auditório
Parceiro: Aliança Francesa
Horário: 16h
Sinopse: Adrien Gardère é um célebre designer francês que tem um trabalho sólido e reconhecido em museografia. Trabalhou em muitos projetos importantes, como o Museu Le Louvre-Lens, a renovação do Museu de Arte Islâmica do Cairo e o Museu de Aga Khan em Toronto. No bate-papo, ele vai compartilhar com o público sobre sua experiência e trajetória profissional.
8/12 – Rua do Lazer SESC
Local: Praça Dino Barbieri, no entorno da Igreja da Pampulha.
Parceiro: SESC-MG
Horário: 9 às 13h
Sinopse: atividades e brincadeiras voltadas ao público infantil.
9/12 – Roda de Conversa com artistas integrantes da Mostra Patrimônio(s)
Local: Casa JK
Parceiro: Aliança Francesa
Horário: 10h
9/12 – Cortejo de Tambores do Tamborilata
Local: Praça Dino Barbieri, no entorno da Igreja da Pampulha.
Parceiro: Instituto Unimed-BH
Horário: 11h
9/12 – Cia Sesc de Dança
Local: Casa do Baile
Parceiro: SESC-MG
Horário: 16h
Sinopse: fragmentos da coreografia “O Eu do qual somos parte, seguidos da exibição do curta-metragem “Memória Silenciosa”.
09/12 – Show de Laura Catarina e Gabriel de Mattos
Local: Museu de Arte da Pampulha
Horário: 16h
Sinopse: Laura Catarina – filha de Vander Lee, apresenta repertório autoral acompanhada pelo pianista Gabriel de Mattos. Arranjos delicados e ritmados com o tempero sofisticado que é o piano de Gabriel. Um trabalho regado à doçura, simplicidade, um mergulho no trabalho de Laura, nas águas desta parceria musical.
10/12 – Apresentação do Coral Infantil Instituto Unimed-BH
Local: Museu de Arte da Pampulha
Parceiro: Instituto Unimed-BH
Horário: 11h
Iluminação de fachada do Complexo da Pampulha: Igreja, Museu Arte, Casa do Baile e Casa JK
5 a 12 dezembro.