Desafios e perspectivas relacionados à segurança da Feira são discutidos
A cúpula de segurança pública, composta por diretores da Sociedade Rural e Cia Promoções, realizadores de uma das maiores mostras agropecuárias brasileiras; Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal; Bombeiro Militar; Prefeitura de Montes Claros (Secretarias Municipais de Defesa Social, MCTRANS, Cultura, Meio Ambiente); Conselho Tutelar; Defesa Social do Estado (Agentes Penitenciários) se reuniram, nesta terça-feira (25), na RISP, em Montes Claros. As diretrizes já ganharam contornos palpáveis. A Expomontes será realizada de 1º a 10 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.
Inicialmente, foi feita a avaliação da Exposição de 2015 onde os pontos positivos e negativos foram apresentados pelo Major Járson Hánsen, Chefe de Seção de Planejamento da 11º RPM. Os desafios e perspectivas para ofertar cada vez mais conforto, segurança e comodidade para quase 400 mil visitantes da Mostra, forma discutidos.
“Objetivamos definir estratégias para que todo o evento seja realizado com sucesso e segurança. Mais planejamento significa menos trabalho. A partir das tratativas de hoje serão afinados processos e condutas para elaboração do plano final de segurança”, garanta o Major Hansen.
Osmani Barbosa Neto, Presidente da Sociedade Rural, acredita que a Expomontes deste ano será das mais complexas. Uma vez que o momento atual pede cautela, dada a condição econômica e moral que atinge a população e, em conseqüência, o empresariado.
“Mas não podemos nos abater. A Expomontes é a festa do povo de Montes Claros. Esperamos o ano todo para esse momento e temos que nos organizar para fazer uma festa bem feita e festa tem que ter segurança. Por isso, é importante que todos nós tenhamos isso em mente. Não mediremos esforços para que a Exposiçao seja um sucesso. A festa é nossa e a responsabilidade é todos”, afirma Osmani.
Tiago Rezende, diretor da Cia Promoções, garante que esse ano é a grade mais top da atualidade.
“Vamos de axé a sertanejo, passando pelo gospel e infantil. Em decorrência disso, a festa do povo, deve ser tratada com todo cuidado para que todos aproveitem ao Máximo”, descreve.
Segundo Leonardo Borges, Diretor da Cia Promoções, as medidas são importantes, sobretudo porque definem papeis de cada um para não ter sobrecarga para um determinado promotor do evento.
“Nós estamos prontos para gerenciar as adversidades. Trabalhamos para tornar mais dinâmico o serviço”, garantiu.
Delegacia Móvel
A Polícia Civil estuda a possibilidade de trazer para a cidade uma Delegacia Móvel. Essa tratativa será realizada diretamente com o comando da PC em Belo Horizonte. Segundo o Delegado Chefe da 11ª DPC, Raimundo Nonato, essa primeira reunião foi bastante produtiva.
“Aglutinamos ideias, estruturamos a comunicação para termos resultados positivos com membros da sociedade, além de evitar correria para quem fazer o que. Hoje já foram deliberadas diversas atribuições”, afirma.
03 de julho – aniversário de Montes Claros
Um dos pontos prioritários é o dia 03 de julho, onde é registrado o maior publico da Exposição. Para essa data, diversas ações estão sendo organizadas. Franklin da Silveira, secretário municipal de Defesa Social, afirma que a partir de agora as reuniões, sobretudo para o dia 03 de Julho, serão intensificadas.
“Mais de cinco secretarias estão envolvidas. Iremos afinar as estratégias para fazermos um ótimo evento. Considero que já avançamos 96% quanto a segurança. Tão logo atingiremos o ápice de qualidade em todos os processos”, afirma.
Carreta Comando
A Carreta Comando dos Bombeiros estará novamente montada no Parque de Exposições. Além disso, a previsão é de que seja feito um novo Projeto de Evento Temporária (PET), baseado na Lei 14.130, que trata da prevenção contra incêndio e pânico no Estado de Minas.
“Para isso, uma série de mudanças serão feitas. Hoje o Parque comporta, com segurança 26 mil pessoas. Há expectativa de o numero aumente depois da produção de projeto técnico devidamente aprovado pelos Bombeiros”, afirma.
Próxima reunião
A Cúpula se encontra novamente dia 14 de junho, às 9h, na Risp.
Por: Andréa Fróes – Jornalista – Comunicação e Projetos