A Avenina Governador Magalhães Pinto (BR 251) possui uma ciclovia em seu canteiro central. Na verdade, um trecho pavimentado, sem qualquer proteção ou sinalização adequada, mas que foi pouco a pouco transformando-se em pista de cooper e caminhadas para diversos moradores da região, entre outros.
Como se já não bastasse a falta de educação da maioria dos motoristas que trafegam no lugar, ao cruzarem o trevo que dá acesso à Avenina JK, que bloqueiam a passagem dos esportistas e não dão prioridade ao pedestre, como manda o código de trânsito nacional. Não é raro os motoristas perceberem o fluxo de pedestres para atravessar a pista, que além de darem esta prioridade, ainda param o veículo na frente da travessia, obrigando pedestres mais cuidadosos a esperarem uma oportunidade de travessia ou para aqueles mais corajosos, zigue zaguear entre os carros.
“§ 6º. Onde houver obstrução da calçada ou da passagem para pedestres, o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via deverá assegurar a devida sinalização e proteção para circulação de pedestres.
Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código. Parágrafo único. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.
Art. 71. O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.”
A MC Trans não toma qualquer providência e não coloca uma faixa de pedestres no local e muito menos um semáforo (uma área de travessia super perigosa e movimentada no horário de pico para as faculdades locais), deixando a cargo da sorte a disputa entre motoristas e pedestres. E sabe-se que não adianta somente uma faixa, que sem semáforo, poucos motoristas respeitam, então é preciso a presença de agentes para fiscalizar e principalmente EDUCAR os motoristas com panfletos e instruções sobre a prioridade do pedestre nas travessias.
E para piorar a situação, a Prefeitura de Montes Claros resolveu plantar árvores nas laterais da ciclovia. Digo piorar porque para fazer isso, simplesmente jogam terra sobre a pista, cavam buracos deixando terra e resíduos que invadem a ciclovia e neste período de chuvas se torna muito pior, formando lama e os corredores correm o risco de acidentes. Apesar da idéia de arborizar o local ser ótima, é uma vergonha como a Prefeitura está sendo amadora para fazer esta obra, deixando o problema se arrastar já por um bom tempo e pouco se preocupando com os praticantes de esporte do local. O processo deveria e poderia ser feito de forma a não prejudicar o trânsito e muito menos o bem estar dos frequentadores locais.
A ciclovia precisa ser melhorada com uma guia que separe a pista de circulação do “mato” lateral, ser mantida constantemente limpa e ser sinalizada.
Espero que os órgãos envolvidos nessa obra, na conservação da ciclovia e na sinalização do local percebam que não nos fazem favores em cumprir seus devidos papéis junto à sociedade que os mantém.
Aproveite este canal e divulgue/denuncie você também as irregularidades da sua cidade. E é lógico que como todo espaço democrático, não estamos aqui apenas para criticar, mas também para elogiar, então se tiver informações sobre qualquer obra/acão que seja merecedora deste elogio, mande para nós!
Ramon Rocha – Guia Gerais