Atitudes simples, como a prática de exercícios e alimentação equilibrada estão entre as principais medidas que podem reduzir a possibilidade da doença
Não está nos planos de ninguém ficar doente, muito menos desenvolver uma doença como o câncer, cujo tratamento é desgastante, longo e, em alguns casos, sem cura. Segundo o Dr. Amândio Soares, oncologista do Oncomed BH, atitudes simples e mudanças na rotina ajudam o organismo a se manter equilibrado e reduzem a possibilidade da doença. Veja abaixo algumas dicas para ter uma vida saudável e respectivamente, diminuir a probabilidade de ter um câncer:
- Pare de fumar.
- Alimente-se de forma saudável.
- Evite bebidas alcoólicas.
- Pratique exercícios físicos.
- A mulher deve considerar a realização da mamografia aos 40 anos ou de acordo com orientação médica.
- A mulher, a partir da primeira relação sexual ou após os 18 anos, deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolau).
- O homem deverá fazer avaliação da próstata a partir dos 45 anos.
- Evite exposição ao sol, principalmente das 10h às 16h.
- Use protetor solar.
- Faça avaliação médica anual e participe de programa de oncologia preventiva.
Para o Dr. Amândio, quanto mais saudável for a nossa rotina, menores as chances de desenvolvimento de câncer e de outros problemas graves. “A não ser em alguns casos específicos, a predisposição genética não é determinante. É aí que entra como diferencial a qualidade de vida”, finaliza.
Serviço:
Oncomed – Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas
Funcionamento: segunda à sexta-feira, de 8h às 20h
Telefone: 31 3299 1300
Rua Bernardo Guimarães, 3106 – Barro Preto
Belo Horizonte – MG