EDIÇÃO 2015 DO CIRCUITO DE MÚSICA ACÚSTICA CHEGA AO FIM COM TARDE DE ANIMAÇÃO E MÚSICA ACÚSTICA DE ALTA QUALIDADE
EVENTO PROMOVEU 10 SHOWS GRATUITOS EM MUSEUS DA CIDADE E NO CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE
O sol e o público marcaram presença em uma deliciosa tarde de sábado, no último dia 17, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, no encerramento do Circuito de Música Acústica, promovido pela Gerdau e Governo do Estado de Minas Gerais. À sombra dos prédios e museus, apresentaram-se os vencedores Gustavito Trio, que contou com a participação de Tom Zé, e Desvio, que convidou Hamilton de Holanda. Música acústica de qualidade e gratuita, assim como nos outros nove shows promovidos desde setembro pelo Circuito.
Na “Alameda da Educação”, em frente ao MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, foi montada uma estação de food trucks do Gastropark, com opções variadas de bebidas e comidas. As apresentações musicais aconteceram na Praça Carlos Drummond de Andrade, anexa à Alameda. A abertura da tarde ficou por conta pela banda Invisível, uma das oito selecionadas no edital, que levou seu folk para o público.
Às 17h30 o duo Desvio subiu ao palco para executar suas peças eruditas, ao lado do convidado especial Hamilton de Holanda, que deu um show em seu bandolim. Às 19h30, foi a vez de Gustavito Trio, com suas canções energizadas e cheias de animação, que contou com a participação do não menos animado Tom Zé que, ao final do show, entrou e saiu do palco três vezes, sob aplausos da plateia e pedidos de “mais um!”. Nos intervalos quem comandou a playlist foi a DJ Aída.
SOBRE O CIRCUITO
A iniciativa buscou valorizar os talentos mineiros e encontrar uma nova sonoridade acústica no estado. “Tivemos uma programação de muita qualidade nos palcos dos museus, com choro, jazz, cantautores, folk, pop, experimental, instrumental brasileiro e percussão”, conta Patrícia Tavares, uma das curadoras do projeto. Além de Gustavito e Desvio, também foram selecionados no Circuito: Alexandre Andrés, Assanhado, Fabrício Conde, Guanduo, Invisível e Jazzcorde-on.
O edital do Circuito recebeu 79 inscrições, de 10 a 30 de agosto. Os curadores buscaram solistas e bandas que apresentassem um repertório com instrumentação acústica e de qualidade. O objetivo é valorizar novos instrumentistas de Minas Gerais, incentivando a inovação no campo da composição, técnica e estética musical e, acima de tudo, proporcionar a descoberta de novos talentos.
Os oito selecionados receberam uma ajuda de custo para se apresentarem em uma primeira etapa, em show dentro de museus de Belo Horizonte. Dois deles passaram para a segunda etapa, e receberam R$ 3 mil como prêmio, além de se apresentarem na Praça da Liberdade ao lado de um músico de renome nacional.
O Circuito de Música Acústica é realizado pela Do Brasil Projetos e Eventos e pela Agência de Produção, com gestão cultural da AltiPlano Projetos Culturais e patrocínio da Gerdau e do Governo de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoiam o Circuito Praça da Liberdade, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e o Museu de Artes e Ofícios.
SOBRE A GERDAU
A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao relacionamento ético e socialmente responsável com todos os públicos com os quais se relaciona. Com mais de 114 anos de história e presente em 14 países, por meio de operações que atuam nas várias etapas da indústria do aço, a Empresa tem trabalhado em iniciativas voltadas à educação, mobilização voluntária e qualidade em gestão. Em Minas Gerais, que possui riquezas históricas e culturais, a Gerdau também apoia projetos voltados à preservação do patrimônio.
A Companhia é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais nas Américas.