Especialista fala sobre período chuvoso no Norte de Minas

PalestraO Sicoob Credinor, a Sociedade Rural e o Sindicato Rural  de Montes Claros promoveram, nesta segunda-feira (29), no Auditório Osmani Barbosa, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, a palestra previsões climáticas 2016/2017. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que teve debate caloroso e explanação sobre o tema.

O palestrante foi o meteorologista, Ruibram dos Reis, que garantiu que “temos que aprender a conviver com a variabilidade do clima, uma vez que as mudanças tem sido constantes e tem se mostrado irreversíveis”.

O presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Osmani Barbosa Neto compartilha da ideia de convivência com o clima.

“Não podemos fazer chover, precisamos produzir e precisamos também de estratégias de convivência com longos períodos de estiagem. É urgente a necessidade de políticas públicas para nossa região para que o produtor rural possa sobreviver e não vender o que lhe resta. Trazer o Ruibram a cidade é sempre uma tentativa de nos posicionar diante do período. Os levantamentos dele são sempre assertivos e, por isso, o convidamos para levar informação a classe rural”, afirma.

Segundo Alexandre Vianna, diretor do Sicoob Credinor Ruibram Reis esteve em Montes Claros em setembro de 2015 e trouxe informações precisas sobre as chuvas na região.

“Promovemos essa palestra no intuito de  nortear a atuação dos produtores rurais da região, para que possam planejar de maneira mais segura  a sua atuação” explica.

Previsões 

Foram apresentados quadros das médias pluviométricas anuais na região e explicativos sobre os fenômenos naturais que influenciam o clima e o regime de chuvas. Diferentes modelos de previsão climática apontam que neste século a temperatura do planeta pode subir até 5 graus. Nas previsões apresentadas o fenômeno “La niña” atuará de forma fraca a moderada.

“Em setembro terá chuvas isoladas. Em outubro, o melhor período chuvoso, com índices pouco abaixo da média histórica seguido de um novembro chuvoso. Em dezembro, as previsões para todo o Estado é de um mês muito quente e seco, seguido de janeiro e fevereiro com as mesmas características. Março, no entanto, trás a volta das chuvas com maiores volumes”, afirmou.

Ruibran ainda destaca que a partir de maio o La niña perde a força, o que pode resultar num melhor regime chuvoso em 2017.

Presente na palestra, o agrônomo Rodolpho Rebello adverte sobre a importância dessas informações.

“Amparado em dados precisos e com mais acuidade sobre as informações climáticas, o produtor rural fica mais amparado. Preparo de solo, plantio e colheita podem ser programados com base nessas previsões, já que a meteorologia tem conquistado grandes avanços tecnológicos e tem embasando as decisões de vários setores da indústria”, diz.

Veja também

Boa opção na hora do almoço em BH

No centro da capital mineira há um cantinho com boas opções no cardápio e preços …

Luan Santana lança VOL 1 do seu “Luan Ao Vivo na Lua – Nova”

EP destaca a inédita “Se Arrependimento Matasse” nos apps de áudio, com direito a videoclipe …

SHAKIRA ANUNCIA GRANDE RETORNO À AMÉRICA LATINA COM “LAS MUJERES YA NO LLORAN WORLD TOUR”

SHAKIRA ANUNCIA MÉXICO, BRASIL, ARGENTINA, CHILE, PERU E COLÔMBIA EM SUA ESPERADA TOUR   Com …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X