Estagiários colocam em prática conhecimento durante a Expomontes 2015

EstagiariosUm curso superior exige dos alunos a união de teoria e prática, a última é feita por meio de monitorias e estágios. Durante a Exposição Agropecuária de Montes Claros, um grupo de universitários vem para vivenciar a rotina do evento em relação ao cuidado com os animais. Desde o começo de julho com reuniões sobre o trabalho na Expomontes, eles têm mostrado o conhecimento e melhorando o currículo. São 19 estagiários ao todo. Durante o dia, eles formam três divididos entre os três turnos.

A diretora da Sociedade Rural e professora universitária Silene Barreto coordena o grupo. “O estágio na Expomontes oferece uma oportunidade não só de colocar em prática o que eles aprenderam, mas também de aumentar o contato. Os estagiários aqui lidam com a realidade do campo e, por isso, temos universitários dos cursos de Zootecnia, Veterinária e Engenharia Agrônoma”, explica.

Maria Fernanda Barbosa cursa o 7º período de Veterinária. Ela participa pela primeira vez de um estágio em um evento de grande porte como a Expomontes. “Eu já fiz estágio em uma clínica, mas agora é diferente por estar envolvida em todo o processo da exposição em relação ao eqüinos e bovinos”, conta a universitária.

Entre as atividades estão desde a recepção dos animais conferindo a documentação até o histórico de vacinas. “Nós aprendemos, também, sobre o julgamento de animais. Quais são as características que são importantes, além de entender o funcionamento de um evento desse porte”, explica a estudante.

De acordo com Silene, esse momento também tem a importância dos estudantes terem a oportunidade e conhecer os criadores. “Estamos aqui no Parque com produtores rurais da nossa região. Esse contato dos estudantes é importante, pois eles serão os futuros profissionais que vão acompanhar a nossa região. Por isso, devem estar atentos. A Sociedade Rural apoia a formação deles para colher sempre bons resultados no futuro”.

Outro estudante que está participando do estágio é o estudante João Victor Nobre. Ele também cursa veterinária. “Para eu que estou começando na área, esse momento é importante para entender os processos. Aqui temos as noções em como proceder em exames. É um momento de colocar em prática o que acompanhamos dentro da faculdade”, conta.

Um caso especial do estágio nesse ano está com a veterinária Rosa Aquino. Ela formou em 2014 e participou duas vezes da Expomontes como estagiária. “Nas duas exposições que participei, eu recebia o apoio dos profissionais formados. Agora, eu estou do lado de quem oferece esse apoio. Para mim, estamos construindo conhecimento juntos. Estou aqui para acompanhar os estagiários e sei que esse momento é importante para a formação de todos”, ressalta.

Veja também

Após retorno, Zé Neto & Cristiano se apresentam pela primeira vez em São Paulo com estreia da label “Intenso”

Evento próprio da dupla contará com convidados especiais e mais de três horas de show …

Neste sábado, Pitty agita Belo Horizonte com show no BeFly Hall

Parada em Belo Horizonte será uma das últimas datas antes de pausa na carreira, anunciada …

Xamã desembarca em BH com o Bloco do Malvadão neste sábado

De cima do trio elétrico, acompanhado por convidados especiais, o artista vai arrastar multidão de …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.