Grandes eventos são oportunidades para quem não está trabalhando tentar um espaço no mundo profissional. A Expomontes gera 4 mil postos de trabalho. São diversas as necessidades para colocar em funcionamento toda a estrutura do Parque de Exposições João Alencar Athayde.
Antes de começar, a Exposição Agropecuária de Montes Claros já exigiu muito trabalho. Para colocar de pé a estrutura que receberá 380 mil pessoas até o fim da Mostra, muita gente foi chamada para colaborar com a festa que movimenta a região. Para isso, diversos profissionais já estão no Parque de Exposições João Alencar Athayde há quase um mês. As primeiras contratações foram para a montagem de estandes e da estrutura do palco, além de reparos e sinalização do local e faxina geral.
Valdecir dos Santos trabalha com montagem de estandes. Ele é funcionário fixo da empresa que responsável por essa área na feira. “Há 15 anos participo da preparação da Expomontes. Eu entro no parque 20 dias antes de tudo começar”, conta. Ele diz que gosta de fazer parte da festa mais importante da cidade.
“Esse é um evento que precisa de muitas pessoas para a estrutura e para receber quem vem ao parque. As empresas que abrem espaço aqui no Parque tem seus funcionários fixos, mas contratam pessoas a mais para atender aos visitantes que chegam ao longo do dia”, afirma a marketing de Negócios da Sociedade Rural Mariah Carvalho. De acordo com ela, a entidade também faz contratações para áreas especificas para dos preparativos e andamento da exposição que começa no dia 2 de julho.
Para quem traz seu produto para a Expomontes é necessário ter uma equipe afiada para receber os visitantes. A Maria Cláudia Ferreira tem um estande com plantas e, para oferecer um bom atendimento aos clientes, reforçou seu espaço contratando. “A cada dia aparece pessoas novas na exposição e nós queremos vender mais. Ter pessoas ajudando no atendimento facilita para quem chega e para quem vai vender”, afirma. De acordo com ela, cinco pessoas estão contratadas para temporariamente.
Segundo o diretor financeiro da Sociedade Rural, Moacyr Basso, a movimentação que a Expomontes causa vai além do Parque. Ele explica que assim como a exposição reuni diferentes setores da economia no espaço, fora dele eles também são atingidos. “O setor de transportes, a rede hoteleira, bares e restaurantes ficam envolvidos com o evento indiretamente. As pessoas de fora vêm para cidade participar da Expomontes e beneficiam a economia”, afirma.
Uma das pessoas contratadas temporariamente é o garçom Alex Carvalho. Ele atende os clientes de um restaurante que fica instalado dentro do parque durante a Expomontes. Junto com ele, quatro pessoas foram contratadas provisoriamente. “Eu já tinha trabalhado nesse restaurante durante quatro anos, mas estou sem emprego já faz um tempo. Agora, com a exposição fui chamado para trabalhar durante esses dez dias”, conta. Segundo o profissional, o salário pelos dias trabalhados compensa.
A 41ª Expomontes é realizada no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Até o domingo, dia 12 de julho, a programação conta com leilões, shows, palestras, provas e concursos com animais. Ao todo, são 80 estandes de empresas, além de praça de alimentação, Feira de Agricultura Familiar. A expectativa é de que 380 mil pessoas passem pelo Parque.
Fonte: Ascom Sociedade Rural