FESTIVAL DA GENTILEZA ACONTECE ENTRE 26 E 30 DE OUTUBRO NO CIRCUITO LIBERDADE COM MÚSICA, DANÇA, LITERATURA, PALESTRAS, POEMAS E ARTE
FESTIVAL ACONTECE DENTRO DO PROJETO VERBOGENTILEZA, QUE PRETENDE INSPIRAR ATITUDES GENTIS PARA UMA VIDA URBANA MELHOR
Entre os dias 26 e 30 de outubro, o Circuito Liberdade vai receber o Festival da Gentileza, com cinco dias de programação gratuita. O evento é uma parceria entre o Sustentarte e verbogentileza, um projeto de ações digitais e de rua que tem o objetivo de inspirar um comportamento mais cuidadoso e gentil e contribuir para uma vida urbana melhor.
A principal atração do festival acontece no dia 26 de outubro, às 18h, quando a artista chinesa Candy Chang vai inaugurar o painel “Before I Die”, na Praça da Liberdade. O mural contém a frase “Before I die, I want to…” (antes de morrer, eu quero…) e fica disponível para que o público possa completa-lo. “Com mais formas de partilhar nossas esperanças, medos e histórias, as pessoas à nossa volta podem, não só ajudar-nos a construir melhores espaços, como a viver vidas melhores“, conta a artista, que já realizou uma primeira edição deste projeto em Nova Iorque.
Shows, palestras, projeção de poemas, dança, oficinas, feiras, piqueniques, entre outras atividades, complementam a programação. Uma espécie de portal, de fitas coloridas com frases gentis, será instalado na praça para que as pessoas entrem – literalmente – no clima que propõe o verbogentileza.
Entre as atrações musicais estão: o cortejo Bloco Magnólia com seu carnaval jazzístico dos anos 30; a fusão entre Jazz e Rhythm & Blues de Mark Lambert e Quinteto Radio Swing (USA); o Trio Bola Preta (MG) apresenta choro e música brasileira; e o Fancy Trio, com uma violinista sérvia, uma flautista russa e uma chilena violoncelista que falam a mesma língua – a música erudita.
A dança será embalada pelo grupo BeHoppers, que leva a cena hooper e o swing jazz do Lindy Hop ao público. E a dançarina Maíra Rodrigues convida para o projeto “Dançando na rua”, com aulas coletivas de salsa cubana, os dançantes conhecem o próprio corpo e o corpo do outro. O prédio do Espaço UFMG será um grande projetor de poemas urbanos e imagens de gentileza.
Palestras sobre os temas gentileza e sustentabilidade e a literatura também estão presentes. Fabrício Marques fala sobre “Literatura e memória urbana” e “Novas escritas: a cidade que se desenha”. A Manto Produções traz um bate-papo sobre família e um Piquenique na Praça da Liberdade. E uma feira de produtos sustentáveis, gastronomia e artesanato disponibiliza o consumo sustentável à programação do Festival da Gentileza, em frente ao Memorial Minas Gerais.
O Ministério da Cultura gentilmente apresenta o Festival da Gentileza, que conta com as marcas gentis Cielo, Copasa e Drogaria Araújo; o apoio gentil do Consulado Americano em Minas Gerais. Uma parceria verbogentileza – projeto da Do Brasil Projetos e Eventos, Hardy Design e Dois Arquitetura e Design – e Sustentarte – projeto da Bandeira Branca Produtora e Cultura Criativa.
Sobre o verbogentileza:
O verbo leva ação para o substantivo gentileza – “pensar gentileza”, “distribuir gentileza” – e juntos eles se transformam em ideias, demonstram sentimentos, humanizam atitudes. “Essas ações gentis possuem a capacidade de emocionar, repercutindo posturas acolhedoras e é por meio delas que vamos trilhar nosso caminho. Essa é a origem do nosso movimento que é simples e verdadeiro. Uma promoção da gentileza via cultura e atitudes coletivas”, explica a empresária Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.
O verbogentileza vai atuar inicialmente em três frentes: pelas redes sociais, que serão um ponto de apoio constante. No Facebook.com/verbogentileza, Instagram.com/verbogentileza, YouTube e Spotfy, o público será incentivado a compartilhar posturas responsáveis, autoconhecimento e bem-estar. Em segundo lugar, por ações pop-up na cidade, buscando engajar pessoas em interações gentis. E em terceiro, a celebração do projeto com a primeira edição do Festival da Gentileza.
FESTIVAL DA GENTILEZA – PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 26/10
Praça da Liberdade
16h – Abertura do evento: portal da gentileza
16h – Grupo Magnólia
18h – Inauguração do Painel “Before I Die” para entidades, parceiros e apoiadores.
18h às 22h – Vídeo-poemas
CCBB
19 às 22h – Palestras – tema sustentabilidade
Espaço UFMG – Externo
20h – Projeção de Vídeo-poemas
Dia 27/10 (quinta)
Praça da Liberdade
Portal da gentileza + Before I Die
18h às 22h – Video-poemas
19h às 22h – A literatura no espaço urbano
Literatura e memória urbana – com Fabricio Marques – Urbanismo
CCBB
19h30 às 22h – Como a Gentileza e a Sustentabilidade podem inspirar projetos colaborativos, a ocupação do espaço público urbano e o fortalecimento da economia criativa e colaborativa? Novos caminhos, novos olhares, experiências e tendências no Brasil e no mundo – com mediação do Beagá Cool e participação de: Candy Chang + Amadoria + Review Slow Living + Über trends + Quarto Amado + Guaja + Mooca
Dia 28/10 (sexta)
Praça da Liberdade
Portal da gentileza + Before I Die
18h às 22h – Vídeo-poemas
Casa FIAT
19h às 22h – A literatura no espaço urbano
Novas escritas: a cidade que se desenha
Dia 29/10 (sábado)
Praça da Liberdade
09h às 10h – Kundalini Yoga com Bella Líbero Ramjeet
10h às 22h – Portal da gentileza + Before I Die + espaço leitura + espaço Review Slow Living + Amadoria + feira de produtos sustentáveis, gastronomia e artesanato + Ações de sustentabilidade e reciclagem
10h às 14h – Espaço Infantil – Oficinas com a Manto Infância
10h às 14 – Feira de Adoção de Cães e Gatos com a Sociedade Mineira Protetora dos Animais
11h – Fancy Trio
14h – Oficina com materiais recicláveis com Léo Piló
14h – Trio Bola Preta
16h – Maíra Rodrigues – Dançando na rua, La Salsa Cubana
18h às 22h – Vídeo-poemas
19h – Quinteto Radio Swing (internacional) com Be Hoppers
Dia 30/10 (domingo)
Praça da Liberdade
10h às 22h
Portal da gentileza + Before I Die
18h às 22h – Video-poemas