SÃO PAULO – A direção do Festival de Cinema de Berlim anunciou, nesta sexta-feira (11), mais nove filmes da mostra oficial competitiva.
Entre os longas anunciados, há o novo filme de Steven Soderbergh, “Side Effects”, o que deve ser o último filme do cineasta de “Onze Homens e Um Segredo” (2001) e “Traffic” (2000) por um bom tempo -Soderbergh disse que vai entrar em uma espécie de “semi-aposentadoria”.
O thriller sobre a indústria farmacêutica americana protagonizado por Rooney Mara (“Os Homens que Não Amavam as Mulheres”) e Channing Tatum (“Magic Mike”) será acompanhado de outras grandes produções, como “Camille Claudel 1915”, com Juliette Binoche vivendo a artista plástica no período em que ficou confinada em um sanatório; e “An Episode in the Life of an Iron Picker”, de Danis Tanovic, diretor bósnio de “Terra de Ninguém”, vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 2002.
A competição de Berlim, que, ano passado, gerou dois concorrentes ao Oscar 2013 (“A Feiticeira da Guerra” e “O Amante da Rainha”), ainda terá estreia mundial do novo filme do iraniano Jafar Panahi (“Isto Não é um Filme”), chamado de “Parde”, do francês “Elle s’en Va”, com Catherine Deneuve, e do americano “The Necessary Death of Charlie Countryman”, com Shia LaBeouf.
Três filmes locais também foram anunciados: “Gold”, de Thomas Arslan, com a atriz Nina Hoss (em cartaz no Brasil com “Barbara”); “La Religieuse”, uma coprodução com a França e Bélgica protagonizada por Isabelle Huppert; e “Layla Fourie”, coproduzida com África do Sul, França e Holanda.