Casa Fartura – Foto Mariama Lopes.
Na sexta-feira, 13/01, há apresentações de Bagatelas 4teto, Djs Zubreu e Fê Linz, além de happy hour gastronômico com chef Juliano Caldeira
O fim de semana será repleto de música instrumental no Festival Minas em Harmonia. Mas, para quem já quer entrar no clima e curtir uma prévia do que vem por aí, o Fartura Gastronomia, um dos apresentadores do evento, realiza um lançamento do Festival, na sexta-feira, 13 de janeiro, a partir das 19h, na Casa de Gastronomia Fartura. A entrada é gratuita.
O público vai conferir apresentações do Bagatelas 4teto, grupo com mais de 10 anos de carreira com repertório que vai do melhor do jazz à música brasileira e números autorais, e também curtir o som dos DJs Fê Linz e Zubreu. Para ficar ainda melhor, tem happy hour com menu especial do chef Juliano Caldeira.
O encontro é a abertura oficial do Festival Minas em Harmonia, que acontece nos dias 14 e 15 de janeiro, no Sesc Palladium. Com curadoria de Pedro Crivellari e do Sesc em Minas, mais de 15 artistas se apresentam nos dois dias de programação que conta com shows de jazz, blues, choro, erudito e muito mais em diversos espaços do centro cultural, ocupando desde o Grande Teatro até o Café e o Foyer. A entrada é gratuita. Na ocasião, o público pode doar material escolar e alimentos não perecíveis que serão encaminhados ao Mesa Brasil Sesc.
Festival Minas em Harmonia
O grande encontro do público com a música instrumental acontece no Festival Minas em Harmonia e há diversos artistas na programação que ocupa variados espaços do Sesc Palladium nos dias 14 e 15 de janeiro. No Grande Teatro, quatro artistas se apresentam por dia. No sábado, a programação do espaço se abre com Camila Rocha, contrabaixista que já ganhou o prêmio Jovem Instrumentista do BDMG e como Melhor Instrumentista da XVIII edição do BDMG Instrumental. Também se apresentam Áureo Lopes; Paulo Braga Trio, em que o pianista compositor e professor Paulo Braga faz um projeto com a formação tradicional de Jazz e Música Instrumental Brasileira com piano, bateria e contrabaixo e Vera Figueiredo, que vem se apresentando nos maiores festivais de bateria e percussão nacionais e internacionais, sempre levando aos seus palcos o poder dos ritmos brasileiros.
No domingo, sobem ao palco Duo Mitre, formado pelas irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão); Lívia Mattos Quinteto, com show que contempla a diversidade de “subgêneros” que compõem o choro: valsas, forrós, maxixes, entre outros; Ricardo Herz, conhecido por reinventar o violino brasileiro, levando ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno, com Nelson Ayres; e o pianista, compositor e arranjador Túlio Mourão, que exercita um perfil mais brasileiro e rítmico através de uma estimulante dinâmica entre a mão esquerda e direita, resultando numa síntese batizada de jazzmineiro.
O foyer do centro cultural também se transforma em ponto de encontro da celebração da música instrumental. No sábado, o público tem a oportunidade de apreciar Marcela Nunes, flautista e compositora que se dedica ao estudo da flauta brasileira na interpretação, criação e educação musical e à pesquisa da música instrumental feita por mulheres. Thamiris Cunha também é convidada na programação e mostra aos espectadores o domínio como clarinetista.
No domingo, é a vez de Maria Bragança. Nascida em Itabira, a musicista traz um estilo único, em mistura perfeita de jazz brasileiro e canções folclóricas tradicionais brasileiras, com elementos da música clássica e contemporânea e Raissa Anastásia e Bia Nascimento, que são referência em choro na capital mineira.
Já o Café do Sesc Palladium ganha a atmosfera perfeita com apresentações musicais. No sábado, DJ Cateb se apresenta e o público confere show da violeira, cantora e compositora Letícia Leal, que apaixonada pela viola caipira, se
destaca pelo arrojo em que aplica o instrumento em vários gêneros musicais. No domingo, DJ Aída marca presença e, ao fim do dia, Tom Almeida, jovem pianista mineiro, finaliza a programação do espaço.
O Festival Minas em Harmonia é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais, Fartura Gastronomia e Sesc em Minas, executado por meio das Leis Federal de Incentivo à Cultura e Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com Parceria Cultural do Sesc em Minas, instituição integrada ao Sistema Fecomércio MG. Apoio Cultural da Rádio Inconfidência. É realizado pela Arte Projeto e Peixe Tolo Produções.
As doações de alimentos não perecíveis e materiais escolares não estão condicionadas à retirada de ingressos, mas todo o público pode doar. Os itens arrecadados serão direcionados ao Mesa Brasil Sesc. O programa é uma rede nacional de banco de alimentos que atua contra a fome e o desperdício, a partir de parcerias, e transforma a vida de crianças, jovens, adultos e idosos em todo o Brasil.
SERVIÇO
Abertura do Festival Minas em Harmonia
13 de janeiro, a partir das 19h
Casa de Gastronomia Fartura (R. Rio de Janeiro, 2076, Lourdes)
Happy Hour com chef Juliano Caldeira
Entrada gratuita (consumos de alimentos e bebidas são pagos à parte).
Festival Minas em Harmonia
14 e 15 de janeiro
Sábado: das 13h30 às 22h
Domingo: das 12h30 às 21h
Local: Sesc Palladium (Grande Teatro / Café / Foyer)
R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro, Belo Horizonte
Entrada gratuita.
Retirada de ingressos:
14/01 – à tarde: https://bileto.sympla.com.br/
14/01 – à noite: https://bileto.sympla.com.br/
15/01 – à tarde:
15/01 – à noite: https://bileto.sympla.com.br/