Tainá Azeredo – Acervo Pessoal.
Fruto do Programa Emergencial de Residência Artística – iai, material está disponível ao público
Em janeiro de 2021, o ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto deu início ao Programa Emergencial de Residência Artística – iai, com seis artistas selecionados, de diferentes localidades de Minas Gerais, para conviver virtualmente durante seis semanas investindo em suas práticas artísticas e formação complementar. Diante de um cenário de restrições, Bárbara Mol, Belize de Melo Neves, Douglas Aparecido, Efe Godoy, Lucas Soares e Massuelen Cristina conversaram, fizeram arte, criaram uma mostra digital e elaboraram as propostas que integram, agora, o programa educativo Matéria – vivências artísticas e pedagógicas, lançado pelo Instituto e já disponível ao público em seus canais digitais.
A publicação, que tem direção de Bel Gurgel e curadoria de Valquíria Prates e Tainá Azeredo, é um convite para que escolas e instituições incentivem suas turmas a explorarem as matérias presentes nos gestos e atos artísticos como proposições, materialidades, poéticas, processos, obras, pesquisas, narrativas de si e de outros, memórias, saberes, referências, perguntas, imagens. Estes elementos foram cartografados pelos participantes do programa e, posteriormente, reunidos e organizados na publicação, que é um ponto de partida para a realização de desdobramentos do projeto em escolas de Minas Gerais – ou de qualquer outro lugar onde exista o desejo de fazer arte.
“Nessa combinação tão particular de tempo e espaço, construímos, ao longo das semanas de residência, um conjunto da multiplicidade de territórios que cada uma habitava no momento. Depois de terminada essa etapa do programa, e com o desejo de levar nossos processos para dentro das escolas e entregar nossas pedras nas mãos de docentes e educadores, criamos este material. Acreditamos que estar em residência é também um processo de formação artística, e não há melhor maneira de terminar esse programa que abrindo as portas para dialogar com processos pedagógicos”, explica a curadora Tainá Azeredo.
Além de diagramas, a publicação reúne um conjunto de recursos elaborados a partir do desejo de incentivar a criação de contextos favoráveis ao desenvolvimento das habilidades indicadas pela Base Nacional Comum Curricular como desejáveis. Elas buscam o fortalecimento da autonomia de estudantes de diferentes faixas etárias em seus processos formativos numa abordagem crítica: perguntas disparadoras; práticas artísticas; ateliê aberto; primeira pessoa; processos em diálogo e processos de aprendizagem.
Cerca de 300 professores e educadores se inscreveram no curso ministrado por Valquíria Prates, “Arte Contemporânea nas escolas: desafios e possibilidades”, os quais já receberam o material e, agora, o conteúdo será disponibilizado gratuitamente para qualquer pessoa interessada no tema no site do IA.
“A sinergia do grupo abriu perspectivas para a criação de um material coletivo que vai além de um caderno com fins didáticos. Esta ferramenta é uma agradável surpresa pautada pelos quatro pilares do IA: decolonizar, desconstruir, trocar e ressignificar. Os artistas assumem um novo papel de educadores nesta publicação de arte contemporânea, que pode ser acessada pelo público em geral também como um catálogo. Nesse período intenso foi possível criar um ambiente frutífero em que a experimentação os levou a produzir não só a ‘obra-processo’ de cada um nos seus ateliês digitais, mas, uma rede de possíveis pensamentos em arte e educação. De artistas para educadores, do ateliê para a sala de aula, da sala de aula para um ambiente em que qualquer pessoa pode ver, escutar e interagir”, completa Bel Gurgel, diretora do IA.
Além do programa educativo, os artistas participam, até o dia 20 de agosto, do programa Ocupa/ia, com mostras virtuais nas redes sociais do instituto.
Sobre o processo de cada artista, por Bel Gurgel
É visível que este acompanhamento resultou do crescimento individual de cada artista. Massu fez duo com Lucas Soares num dos diálogos mais bonitos sobre “Memória-Deságue” que poderíamos encontrar. Lucas também surpreende com um processo relacionado ao monumento dedicado ao escravocrata Bernardo Mascarenhas, o qual enfatiza três lugares: a queda, a fragmentação e o mel. Efe Godoy chega nos entremeios dos azulejos barrocos portugueses em sua viagem à Bahia, na casa da madrinha, na releitura dos cacos, que ecoavam nos rejeitos de uma construção. Belize dispara em suas vestes, macias armaduras de mulher guerreira que, na realidade, quer abraço, balanço e conforto. Bárbara Mol segue nos caminhos tortuosos entre palavras e signos nas ladeiras de Ouro Preto e barreiras de minério. Estende o braço ao quase filósofo Douglas Aparecido, que entra nas camadas do barroco afro-futurista e repensa a semana de 22. Poças de ouro negro são inseridas nas suas pinturas, e vemos outra profundidade. Nesse escambo que transpassa entre mim, ação educativa, curadoria, artistas e equipe do IA, os dias foram transcorrendo com leveza. A troca é elemento saudável, a refeição principal nessa ressignificância de isolamento.
Sobre ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
O ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto tem por sua natureza fomentar o encontro e intercâmbio entre a população de Ouro Preto, artistas e artesãos locais e agentes do campo da arte de outras regiões. O embate entre tradição (representada pelo esplendor barroco da cidade patrimônio cultural da humanidade) e a contemporaneidade (com foco no caráter efêmero da arte contemporânea) constitui a essência do IA, a partir de quatro pilares principais: a troca entre diferentes atores sociais, o diálogo entre linguagens artísticas distintas e entre o passado, o presente e o futuro, a desconstrução do status quo que subjuga a arte ao mercado e a tendências regidas pelo mercado e a decolonização, como forma de se criar e produzir arte contemporânea, a partir da reverência, reconhecimento e legitimação de epistemis e práticas culturais, sociais e políticas da América Latina e do Brasil, especificamente.
SERVIÇO:
Lançamento do programa educativo Matéria – vivências artísticas e pedagógicas
ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
Acesso: