Dona Maria Pereira faz parte do grupo de 10 idosos que percorreram vários locais da Mostra Agropecuária. Essa foi à primeira vez dela, que é natural da Bahia. “Estou feliz de vir aqui. É tão bom passear e ver os animais”, conta. Ao percorrer os pavilhões, ela acariciou os bois e gostou da experiência. “É bom andar por aqui. Os animais são tão tranqüilos”, ressalta.
Ênio Pereira é gerente administrativo do Asilo. De acordo com ele, essa integração dos idosos é importante para melhorar a experiência deles e até ajuda na integração entre o grupo. “Essas visitas são parte do nosso calendário. Gostamos de trazer eles aqui até por alguns terem morado na zona rural e trabalharem lá. Isso traz boas lembranças para eles”, afirma.
E esse é o caso da dona Helena Barbosa, moradora do asilo. Ela foi uma trabalhadora rural e há quatro anos participa dessa atividade. “Isso é muito bom. Lembro do meu tempo na roça”. Quem acompanhou a visita viu o também à preocupação dos idosos uns com os outros. Eles demonstravam estar atentos por onde cada um deles passava. Alguns caminhavam de mãos dadas pelo espaço junto com os responsáveis pela casa.
Além dos animais, os idosos foram até a Feira de Agricultura Familiar. No lugar, a dona Maria da Luz Silva logo teve sua atenção puxada para uma barraca com artesanato. “Ela costura muito bem. A Da Luz, que tem o apelido de Paula, faz roupas pra bonecas. Ela tem um grande talento”, destaca o Ênio. A senhora ficou encantada com as tiaras e faixas que estavam na bancada.
Depois de percorrer um pouco do Parque nessa visita, os idosos confraternizaram com um lanche dentro da Feira de Agricultura Familiar.
Idalina Almeida, Diretora Social foi responsável pela recepção.
“Organizar o lanche deles é gratificante. A Expomontes cumpre seu papel social acolhendo os assistidos do Asilo”, descreve.
O Presidente da Rural, Osmani Barbosa Neto, fala, com carinho, da emoção em receber os idosos na Feira.
“É para a terceira idade que todos vamos. É esse o nosso caminho. Recebê-los aqui é uma maneira de levar alegria a eles. A instituição é parceira do Asilo e faz questão de atender a todos, sempre!”, encerra.
Fonte: Ascom Sociedade Rural