Uma grande comemoração marca os 50 anos de sacerdócio de Padre Henrique Munáiz em Montes Claros. As festividades acontecem neste sábado, 27 de agosto, a partir das 7 horas, no Centro Educacional Apóstolo Santiago – O Maior, na Rua Lagoa Imboacica, 346, no bairro Carmelo, com a entrega da obra de revitalização da quadra esportiva destinada aos alunos.
A arrecadação dos recursos para custear a obra foi coordenada pela jornalista e colunista social Ruth Jabbur que contou com a colaboração de vários empresários da cidade. Orçada em 45 mil reais, a obra incluiu a cobertura e a iluminação de uma quadra de esportes. “A solidariedade de tantas pessoas vai permitir que os alunos desfrutem de um novo espaço abrigados do sol e da chuva, além da possibilidade de atividades serem realizadas à noite. Além disso, conseguimos equipar o espaço com uma mesa de pingue pongue oficial, totó e cama elástica, tornando a quadra um centro esportivo”, destaca Ruth Jabbur.
Na mesma manhã, uma programação com serviços gratuitos para a comunidade como emissão de registro civil, palestra sobre primeiros socorros, aferição de pressão, teste de diabetes, corte de cabelo e distribuição de lanches. A ação conta com a parceria do Cartório de Registro Civil, Defensoria Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, Rádio São Francisco de Assis.
Às 10 horas, uma missa campal será celebrada pelo Padre Henrique com a participação da Banda de Música da 11ª Região da Polícia Militar e da cantora Maristela Cardoso.
PADRE HENRIQUE
Henrique Munáiz Puig nasceu em 25 de dezembro de 1932, na cidade espanhola de Pontevedra, região de Galícia. Aos 10 anos deixou a casa dos pais e foi estudar em Salamanca, em um colégio Jesuíta. Aos 16 anos abraçou em definitivo o sacerdócio, entrando para a Companhia de Jesus, da Ordem dos Jesuítas, e passou a ser um seguidor do Apóstolo Santiago, mentor da ordem religiosa.
Em 1956, aos 24 anos, Henrique Munáiz chegou ao Brasil, onde estudou no colégio Anchieta, no Espírito Santo, depois seguiu para Juiz de Fora, estudou no Colégio Loyola de Belo Horizonte, até se mudar para a cidade de Leopoldo, no Rio Grande do Sul, onde se formou em Filosofia e Teologia.
Terminando os estudos, em 1963, foi ordenado sacerdote e, logo após a ordenação, foi enviado para Ipatinga, na região central de Minas Gerais, onde permaneceu por um ano. Em 1966, foi enviado para Montes Claros, no Norte de Minas, onde permanece até hoje. Em Montes Claros, o missionário residiu na Vila Guilhermina, na paróquia de São Sebastião e, posteriormente, no bairro Cintra, onde realiza um projeto social voltado para crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, com uma extensão no bairro Carmelo.
Por: Ana Maria