Especialista destaca que técnica é eficaz, mas deve ser feita seguindo alguns cuidados
Em tempos de isolamento social para combater o avanço do novo coronavírus, a ansiedade, o medo e o estresse aumentaram significativamente entre a população. Para superar este momento e minimizar os impactos dos transtornos psicológicos, a hipnose pode ser uma excelente alternativa. Além disso, ela pode ser realizada em casa – evitando a necessidade de exposição.
O hipnoterapeuta Thiago Porto comenta que, entre diversas coisas, a auto-hipnose é capaz de promover o relaxamento e tratar problemas como a ansiedade e o estresse. “É normal que durante a quarentena, ao observarmos tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo relacionado a saúde e a economia, seja muito difícil permanecer com as emoções equilibradas. Todo mundo precisa de meios para se controlar nesse momento e a auto-hipnose pode ser a chave para isso”, diz.
Porém, Thiago enfatiza que, assim como qualquer técnica, a hipnose exige conhecimento e não deve ser feita de qualquer jeito. “Não adianta realizar o procedimento sem entender o que está sendo feito. A auto-hipnose exige um alto nível de concentração e precisa ser feita através dos comandos adequados. Para conseguir fazer isso, a melhor opção é procurar um profissional que ofereça atendimentos online. Ele vai explicar exatamente tudo que precisa ser feito”, orienta.
É seguro realizar a auto-hipnose?
Um mito muito comum em relação à hipnoterapia é a ideia de que o indivíduo pode correr o risco de nunca mais acordar da hipnose. Thiago Porto ressalta que isso não acontece. “A hipnose é um estado de transe em que uma pessoa consegue acessar o seu subconsciente através de comandos que induzem a concentração. Porém, todo o processo é feito com a pessoa consciente. Ela tem poder sobre si mesmo e consegue voltar do transe assim que necessário”, esclarece.
Sobre a auto-hipnose não é diferente. “O máximo que vai acontecer é a pessoa não conseguir obter êxito na terapia por não saber como fazer da maneira correta. Por isso, a ajuda profissional é essencial para que ela consiga os resultados necessários”, reforça.
Fonte: Thiago Porto, Hipnoterapeuta, Professor De Hipnose, Master Practitioner em PNL, Coach e Palestrante. É certificado pela OHTC – OMNI Hypnosis Training Center, membro da NGH – National Guild of Hypnosis e membro da IBHEC – International Board Of Hypnosis Education & Certification.