Até o fim do mês, a criançada do ensino público vai entrar no universo mágico da leitura de uma forma ecológica e divertida. Todas as quartas e sextas-feiras, turmas de alunos de diferentes escolas vão ler e ouvir histórias ao ar livre, durante o “Piquenique com Livros”, realizado no Parque Lagoa do Nado. “O projeto mostra às crianças como é bom ler e como os livros podem ser explorados, também, fora da sala de aula”, explica gestora do Piquenique, Simone Rosa.
As turminhas ganham lanche e podem levar um livro para a casa ao final da “aula-passeio”. “Essa é a parte mais legal”, opina Lívia Matias, de 9 anos, que escolheu o livro “A Chacoalhada no Céu”, da autora Rita Kalinovski. “Tem arco-íris”, diz a menina, encantada com as ilustrações.
Até chegar o momento de ganhar um livro e ir para a casa, os estudantes participam de várias atividades. No início do passeio de sexta-feira, dia 3 de maio, os alunos da Escola Municipal Minervina Augusta, no bairro Campo Alegre, assistiram a uma palestra sobre a importância dos livros.
“A gente aprende que tem que valorizar os livros, cuidando para não sujar nem amassar”, explica Thainá Nascimento, de 8 anos. “Para preservar as histórias, guardadas em cada página, é preciso ter cuidado com os livros. Eles são objetos que transmitem conhecimento”, completa Simone Rosa.
Entre árvores e canto de passarinhos, a garotada recebe material para confeccionar os próprios livros. “A gente cola as folhas e a capa. Depois, vamos escrever no livro tudo o que aconteceu no piquenique”, explica Luana Amâncio, de 9 anos. Antes das histórias, vem a hora do piquenique propriamente dito, com lanche e toalha xadrez sobre o gramado. “É a primeira vez que faço piquenique. Achei muito legal”, afirma Felipe Lima, de 7 anos.