Vídeo da música ‘Mozão’ foi gravado em Sorocaba.
História de amor tem como tema o câncer de mama.
O clipe de “Mozão”, divulgado no fim de janeiro, registrou mais de 35 milhões de visualizações até agora. Cerca de um milhão de pessoas assistiu ao clipe somente no primeiro dia, o que impressionou o artista.
“Confesso que fiquei surpreso com a repercussão. Foi um presente para mim. Já gravei outros clipes, mas este foi o mais emocionante”, admitiu Lucas em entrevista ao G1.
As cenas, produzidas entre os dias 18 e 20 de dezembro de 2013, foram gravadas na praça Pio XII, no Jardim Santa Rosália, no centro cirúrgico do Hospital St Raphael Day, no Clube de Campo de Sorocaba e nas dependências de um condomínio da cidade.
O roteiro foi escrito pelo próprio músico em parceria com o produtor sorocabano Alex Batista. “O objetivo dele era fazer um clipe diferente, que não contasse uma história de amor banal e realmente chamasse atenção”, explica o responsável pelas gravações.
Lucas sugeriu ao produtor abordar um tema que pudesse ser útil às pessoas. “Escrevi a música da minha imaginação, falando de um amor muito verdadeiro. A história do clipe aproximou o público de uma realidade: é uma luta que muitas pessoas vivem”, conta o músico.
Um amigo do cantor havia perdido o filho recentemente em função da leucemia, deixando-o bastante abalado. “Ele queria um caso de amor que envolvesse o câncer”, lembra Alex. A princípio, a dupla pretendia usar a própria leucemia como exemplo mas, já que a doença se mostrou bastante complexa para ser tratada em pouco mais de três minutos de clipe, a ideia foi descartada.
Com medo de cometer algum equívoco, o produtor procurou estudar o assunto, consultando especialistas como a psicóloga e psico-oncologista Elisa Maria Neiva Vieira, coordenadora do Grupo Andanças de mulheres com câncer de mama de Sorocaba. “Aí o câncer de mama surgiu como uma doença importante em termos de prevenção e tem tudo a ver com o público do Lucas, que é basicamente feminino”, comenta Alex.
Das 25 mulheres que compõem o Grupo Andanças, seis foram convidadas a participar do clipe. Algumas falaram de suas relações com o câncer de mama em depoimentos exibidos no fim do vídeo e todas participaram da cena em que a personagem principal é pedida em casamento pelo cantor.
Composto por 25 pacientes, de diferentes faixas de idade, o Grupo Andanças promove encontros mensais com médicos e especialistas em oncologia há quase seis anos. Com o tempo, outras atividades e campanhas, a exemplo do Outubro Rosa, foram se incorporando ao calendário do grupo.
Além de pacientes com câncer, mulheres já curadas se tornaram monitoras e continuaram ativas no grupo, levando adiante a ideia de que o câncer de mama tem cura.
Para Alex, o sucesso do clipe é consequência da importância do tema abordado. “O assunto atrai as fãs do Lucas, mas também é interessante para outras mulheres, mesmo que não o conheçam”, explica.
O vídeo foi tão bem recebido que chegou a ser publicado no site da Sociedade Brasileira de Mastologia. “Recebi várias mensagens de pessoas que passam ou já passaram por situações parecidas com a que retratei”, diz o músico.
Cenário antigo
Esta não foi a primeira vez em que Sorocaba foi escolhida como cenário de videoclipes musicais. Artistas como Luan Santana, Thaeme e Thiago, Nx Zero, Fresno, Strike, Glória, Shaman, Fiuk, Inimigos da HP, Agnela e a italiana Mafalda Minnozzi já divulgaram imagens da cidade para o país inteiro. “É sempre um ‘inferno’, porque a gente tem que esconder as gravações de todo mundo”, brinca Alex.
A maioria dos cantores sertanejos faz parte do casting da agência dirigida pela dupla Fernando e Sorocaba. A história de uma jovem que supera o câncer de mama também já foi abordada por Luan Santana durante as filmagens de ‘Te Vivo’ na cidade. Já o próprio Lucas Lucco gravou outros dois vídeos em Sorocaba: ‘Princesinha’ e ‘Só pra te fazer lembrar’.
Fonte: G1