Prefeitura viabiliza recursos para recuperar a estrada de ferro ‘Caminho das Águas’, acenando com reativação do passeio turístico pelo Parque Ipanema
A Prefeitura Municipal de Ipatinga, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, numa parceria com a Associação Brasil Arte, Cultura e Cidadania viabilizou recursos para a conclusão da reforma dos trilhos da estrada de ferro ‘Caminho das Águas’, que compreende uma extensão de 2,6 km desde o Novo Centro, margeando o Parque Ipanema. As obras foram iniciadas na segunda-feira (23), ao custo de R$ 185 mil, valor oriundo do Fundo Municipal do Patrimônio Artístico e Cultura de Ipatinga (Fumpac).
Esta é a terceira e última etapa da obra que literalmente vai colocar nos trilhos a antiga maria fumaça utilizada para passeios turísticos pelo Parque Ipanema. Segundo a produtora cultural e membro da Associação Brasil Arte, Cultura e Cidadania, Érica Carattiero, há boas perspectivas para que a reinauguração do complexo ocorra no final do mês de abril, coincidindo com as comemorações do aniversário da cidade.
O alojamento do pessoal que trabalha na obra já foi montado no Novo Centro, próximo ao kartódromo Emerson Fittipaldi. Haverá a troca dos dormentes, com substituição do madeiramento que, não utilizado, acabou apodrecendo. A estrada de ferro está desativada há 14 anos.
“Estamos sendo prontamente atendidos em tudo que precisamos pela Prefeitura de Ipatinga. O objetivo é dar celeridade à obra”, informou a produtora cultural.
SUBSTITUIÇÃO DE DORMENTES
Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Oliveira, o prefeito Sebastião Quintão determinou que todos os esforços sejam concentrados no sentido de resgatar o equipamento, importante referência cultural da cidade. “Com apoio das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), estamos cedendo pessoal para fazer os cortes dos dormentes, que devem ter tamanho padrão. Ainda, estão envolvidas máquinas para terraplanagem, caminhão e pá-carregadeira para retirada dos entulhos”, acrescentou.
De um total de 4 mil dormentes, em torno de 1.100 serão trocados, assim como a brita que fica entre os trilhos, complementou o secretário.
LOCOMOTIVA
A maria fumaça que circulava pelo Parque Ipanema, uma locomotiva de origem alemã, fabricada em 1937, é movida a vapor e capaz de puxar dois vagões com capacidade total para 68 passageiros. A máquina é de propriedade do engenheiro aposentado José Mauro Cardoso, sendo cedida ao município em regime de comodato. Ela também estava sem condições de uso, com necessidade de reparos na caldeira, considerado o “coração” da locomotiva.