No último sábado (7) a banda Mr Jones recebeu o Guia Gerais para contar um pouco da sua história e falar da nova fase que a banda se encontra.
João, baterista da banda, natural de Montes Claros, veio de uma família envolvida com música. Curioso com a musicalidade, estudou violino, violão e desenvolveu musicalmente como violeiro. Começou como baterista junto do projeto MrJones e vem aperfeiçoando-se cada vez mais.Ele nos conta que a banda Mr Jones surgiu de uma viagem que fizeram entre amigos para a praia e de lá resolveram juntar os instrumentos e a amizade e formar a banda. Em janeiro de 2010, iniciou-se o projeto e em meados de junho, do mesmo ano, começaram a gravar os primeiros covers, influenciados pelo POP Rock Nacional e Internacional. Espelhando-se em Charlie Brown, Raimundos, Cazuza, Los Hermanos, The Beatles, U2 e Coldplay começaram a a estudar este segmento.
Fred, que é o vocal, iniciou na música em 2006 com um projeto de surf music em bares e boates. O projeto Mr. Jones veio pouco mais tarde e trouxe junto a realização do sonho pessoal de tocar e cantar o melhor do rock.
Questionado sobre a diferença entre fazer um cover e cantar um sucesso próprio, ele diz que tudo que viveram foi a busca de uma identidade própria e isso foi essencial para viverem emoções e sentimentos que formaram uma base sólida e até mesmo conhecerem a si próprios e o público que os prestigia. Influenciado na forma de escrever e cantar pelo Legião Urbana, ele não hesita em dizer que o fato de ser fã da banda, apenas reforça esta mesma identidade que vem seguindo até agora.
Abrimos uma parênteses para discutir uma assunto, de certa forma polêmico, que são as bandas que vivem essencialmente dos covers. Amados por uns, outras vezes sofrendo preconceitos de outros, não são poucos os exemplos que começam suas carreiras cantando os principais sucessos dos seus ídolos. Não é difícil encontrar alguém em nossos ciclos de amizades que possua um discurso contrário a bandas que “copiam” outras, muitas dessas pessoas acham que esses artistas não têm autenticidade e julgam até ferir o trabalho das bandas originais. Mas será que autenticidade é um termo que cabe a uma classificação? Tudo bem, eu até concordo que algumas precisam aprimorar-se, porém a gente enquanto público deve mesmo é que respeitar o trabalho de quem homenageia os grandes ícones. A “má qualidade (?)” de alguns está atrelada não apenas ao grupo ou artista, mas em outros fatores como equalização do som, posição de microfones, até mesmo na estrutura dos palcos, então jamais se deve comparar o trabalho do tributo com o do homenageado. Ainda assim profissionais de imenso gabarito se postam a fazer covers, até bandas inteiras se formam e partem em turnês pelos quatro cantos do páis e também não faltam exemplos lá fora.
Pedro, teve sua ligação com a música desde a infância, quando aprendeu violão. Pouco depois, a guitarra tornou-se a sua maior companheira. Sempre teve facilidade para compor. E a banda Mr. Jones surgiu como a maior oportunidade de realizar seu sonho de trabalhar com o que mais gosta de fazer: música.
E reforçando a idéia de que “covers” são um “ensaio” para uma “nova fase”, ele diz que tudo que fizeram foi e ainda será uma escola para criarem a personalidade da banda e até mesmo amadurecer o que vem por ai.
O amadureciento, a persistência e o talento, consequentemente afloram com o tempo e com isso vem os primeiros sucessos autorais das bandas que vieram não só para relembrar sucessos, mas para fazerem seus sucessos. Nesta veia, Mr Jones lança o single, junto com o seu primeiro clip, de “6 Andares”. E não param por ai… “Somos Futebol” já está em fase de masterização e fala de uma outra paixão de todos os integrantes da banda, que é o futebol. Vem ai novo clip que está em fase final de produção, junto com o Flávio Renegado. Além disso, mais dois novos singles devem vir por ai. Questionado sobre a possibilidade de lançamento de um CD, Fred, modestamente, não sinalizou exatamente isso, mas diz que estão no caminho de novas produções e acha que é preciso trabalharem o que estão lançando, para sentirem a aceitação do público e assim irem moldando o trabalho que fazem.
Confira aqui a entrevista completa:
A banda nos deixa com uma “palhinha” de “Aqui Comigo”, que está em processo final de edição e também irá ter um novo clip. Aguardem esse novo lançamento que fazemos questão de lançar aqui no Guia Gerais. Não deixem de conferir o site da banda para ficarem por dentro de tudo que a banda faz e a agenda de shows: http://bandamrjones.com/
E você é nosso convidado para curtir “6 Andares”:
Texto, reportagem e edição: Ramon Rocha
Câmera: Kevin Marshall