No dia 25 de fevereiro, o Ciclo de Palestras Gratuitas do Senac tratará da alimentação adequada para amenizar a tensão pré-menstrual. A nutricionista e orientadora do curso técnico em Nutrição e Dietética do Senac, Ana Carolina Barbosa Duarte, vai dar dicas nutricionais para amenizar os incômodos sintomas desse período. O encontro será realizado no Senac em Belo Horizonte (Rua Tupinambás, 1038, Centro), às 19h. As inscrições são gratuitas, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Informações pelo site www.mg.senac.br ou 0800 724 4440.
Segundo a nutricionista, a tensão pré-menstrual (TPM), atualmente, já é reconhecida como um problema hormonal que deve ser tratado com seriedade, pois atinge 35% das mulheres brasileiras no período de 10 a 15 dias antes da menstruação. Os sintomas característicos são irritação, nervosismo, ansiedade, mudanças drásticas de humor, depressão, retenção hídrica, dores nas mamas, insônia, prisão de ventre, dor de cabeça, compulsão alimentar, desejo por doces e outros. “Mas estes sintomas podem ser minimizados por meio da alimentação”, afirma Ana Carolina. Na palestra, além de dar uma sugestão de cardápio para o período pré-menstrual, a nutricionista vai citar alimentos que devem ser evitados e consumidos no período que antecede a menstruação.
Ana Carolina adianta que, laticínios (derivados do leite, coalhada, leites fermentados, iogurtes e queijos) diminuem os sintomas da TPM, como a cólica e o mau humor, pois relaxam a musculatura, e ainda ajudam a reduzir a retenção hídrica. “Gérmen de trigo, farelo de aveia, arroz integral, amendoim, levedo de cerveja, banana e ovos: são alimentos ricos em vitaminas do complexo B, que regulam a produção de neurotransmissores (serotonina), proporcionando bem estar e diminuindo a tensão, a depressão, a insônia e a ansiedade”, acrescentou.
Já o café, chocolate, mate, chá preto, guaraná, refrigerantes à base de cola, ela explica que possuem ações excitantes e podem aumentar a ansiedade e a irritabilidade. “Esses alimentos podem, inclusive, intensificar as crises de dor de cabeça”, ressaltou. A nutricionista lembrou ainda que, o excesso de gorduras estufa, retarda a digestão e deixa a sensação de corpo pesado. Portanto, alimentos como esses devem ser evitados.
Sugestão de fonte para entrevista: nutricionista e orientadora do curso técnico em Nutrição e Dietética do Senac, Ana Carolina Barbosa Duarte
Serviço: Palestra Gratuita: “Alimentação para amenizar a tensão pré-menstrual” – Ciclo de Palestras Gratuitas
Local: Senac em Belo Horizonte (Rua Tupinambás, 1038, Centro)
Datas: 25 de fevereiro
Inscrições: gratuitas pelo www.matricula.mg.senac.br, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.
Informações: 0800 724 4440