Fernando Luís Mattos da Matta também conhecido como DJ Marlboro é um DJ, compositor, empresário e escritor brasileiro, criador do estilo musical “Funk das Favelas”, “Funk Brasil” ou “funk carioca”, uma fusão de hip hop, de electro e de música popular brasileira, com suas composições e letras em português, além de produções e lançamentos de cantores brasileiros na primeira coletânea do estilo “Funk Brasil 1989”.
Hoje ele mantém bailes nas comunidades e casas de shows do Rio de Janeiro, e apresenta o programa Big Mix, líder de audiência no Brasil desde 2002 na rádio FM O Dia (após passagens pela Manchete FM [Onde o programa ainda chamava-se Top Mix], RPC FM, Tropical FM, 94FM e Rádio Popular FM) tendo média de 400 mil ouvintes por minuto. Em 12 de janeiro de 2009, o programa Big Mix estreou na Rádio Beat98, antiga Rádio 98 FM. Ele também escreve uma coluna semanal para o jornal O Dia, e é editor responsável de uma revista mensal. Além disso, lança CDs de grandes nomes do funk por sua própria gravadora, num total de 74 títulos já lançados.
Em um bate papo conosco, Marlboro nos conta que acredita que o funk seja um espelho do que o artista vive, uma forma de expressão que fala um pouco da sua realidade. Assim o funk nada mais é que um “grito” do dia-a-dia do que se vive ao redor. Por isso mesmo é um ritmo que passou por várias tendências e continua “evoluindo”, mesmo em vertentes diferentes, passando desde o “funk melody” ao funk ostentação, e com isso vem se mantendo presente no cenário musical e continua quebrando as barreiras sociais.
Dj Marlboro acredita que o funk precisa ser feito com responsabilidade, como se o artista criasse algo para tocar para sua família, para seus amigos, para sua comunidade. Na opinião do DJ o funk foi feito para que as pessoas possam se divertir e não para fazer apologias ou descer ao nível da pornografia, muito menos explícita, onde apesar de caber alguma sensualidade ou “duplo sentido” nas letras, isso se torna bacana para um público mais adulto e não para as crianças. Os pais, logicamente, são os principais responsáveis pelo o que os seus filhos escutam dentro de casa e também pela forma com que recebem e interpretam isso. O que percebemos é que cada dia mais, principalmente as meninas, vem se apresentando como “mulheres que mandam beijinhos no ombro para o recalque” como se isso as tornassem mais “poderosas” dentro de um grupo social. Infelizmente, essa precocidade destrói a “ingenuidade” da descoberta e pula etapas importantes para a evolução da maturidade e perdem-se os limites.
A noite na Scenarium foi regrada de muito funk das antigas e outros mais atuais, onde a galera dançou e cantou muitas letras conhecidas e fez bonito na pista. Batidão, pancadão e sensualidade foi o que não faltou em um dos melhores espaços de diversão de Ipatinga. “Queen OF Funk” já se tornou marca registrada da casa e vem trazendo sempre artistas de renome no cenário do funk nacional em suas edições especiais: MC Ludimilla, Dennis DJ, DJ Marlboro e vários outros DJs já marcaram presença e fizeram mais uma das “noites intermináveis”.
Confira aqui a entrevista:
Confira aqui as fotos do evento:
Texto e entrevista: Ramon Rocha
Vídeo: Lindomar Silva
Gostou deste evento?
Gostei
Não gostei
Nota
Participe do grupo VALE DO RIO DOCE
Governador Valadares, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Caratinga, Guanhães, Santana do Paraíso, Mantena, Mutum, Aimorés, Peçanha e outros
https://www.facebook.com/groups/guiagerais.valedoriodoce/