Comer não faz mal? Não é o que parece. Muitos alimentos podem, sim, prejudicar nossa saúde se consumidos em excesso. A sugestão é ficar atento a uma lista básica de ingredientes que podem prejudicar para conseguir ter uma alimentação mais saudável.
As comidas congeladas, por exemplo, são ótimas para os momentos de aperto, mas não podem fazer parte de sua rotina. Elas são ricas em gorduras saturadas que aumentam o colesterol ruim e aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, o sódio está muito presente nesses alimentos e pode aumentar a pressão arterial de quem os consome.
Não importa que você use óleos vegetais e sempre os troque. O fato de fritar algo transforma o alimento em gordura saturada, trazendo os mesmos riscos do alimento anterior. Além disso, as frituras produzem uma substância altamente cancerígena, a acroleína.
Se a opção é fazer um churrasco, é válido lembrar que a fumaça do carvão também produz substâncias altamente cancerígenas, os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e o alcatrão.
Para matar a sede, nada de refrigerante. A bebida possui uma grande quantidade de açúcar e substâncias artificiais que prejudicam muito a saúde. As variações de cola possuem muito fosfato, que ajudam a enfraquecer os ossos. Além disso, opções diet são péssimas para quem não é diabético, elas possuem aspartame que podem provocar degeneração neural.
Ao contrário dos temperos naturais, os caldos industrializados possuem muito teor de sódio e glutamato monossódico. O primeiro pode alterar a pressão arterial. Já o segundo, influencia o sistema nervoso e pode dar câncer.
Os salgadinhos possuem quase a mesma composição dos temperos industrializados causando o mesmo mal.
Os açúcares e gorduras presentes nesse alimento podem causar aumento do colesterol ruim. Os corantes utilizados nas bolachas recheadas também são muito prejudiciais à saúde, podendo causar déficit de atenção.
Os embutidos possuem grande teor de gordura, que podem contribuir com o colesterol, além de grande quantidade de sódio.
A margarina é rica em gordura-trans que não é reconhecida pelo organismo e pode causar aumento do colesterol ruim.
Quando refinado, o açúcar não possui valor nutricional. Além disso, quando consumido em excesso, pode gerar doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.