Organista Jayme Guimarães toca no dia 1º de abril. No dia 8, a organista Elisa Freixo recebe a mezzo soprano Anna Maria Kieffer e o flautista Antonio Guimarães
Os concertos regulares ao Órgão de Tiradentes/MG recebem convidados especiais para suas duas próximas apresentações, nos dias 1º e 8 de abril.
O organista Jayme Guimarães é o convidado para o concerto de 1º de abril. Natural de Belo Horizonte, ele estudou piano e graduou-se na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha. É pós-graduado em piano-música de câmara, com mestrado em piano e estudos em regência. É professor assistente do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del.-Rei, em Minas Gerais. No programa, Jayme Guimarães traz obras de Johann Hasse, Johann S. Bach, Georg Friedrich Haendel e outros.
Já no dia 8 de abril, a organista Elisa Freixo recebe a mezzo soprano Anna Maria Kieffer e o flautista Antonio Guimarães. No repertório, obras de Francisco Correa de Arauxo, Dowland, H. Purcell e J. S. Bach.
Serviço
01/04 – sexta-feira – 20h
Jayme Guimarães
08/04 – sexta-feira – 20h
Concerto especial com Elisa Freixo (órgão), Anna Maria Kieffer (mezzo soprano) e Antonio Guimarães (flautista)
Ingressos a partir de R$ 35,00 (inteira) e R$ 20 (meia)
Órgão da Matriz de Santo Antônio – Tiradentes
Exemplar do século XVIII, o órgão daMatriz foi encomendado em 1785 ao organeiro português Simão Fernandes Coutinho, na cidade do Porto. A Vila de São José do Rio das Mortes, nossa atual Tiradentes, vivia a efervescência musical do período barroco e o órgão acompanharia a liturgia e as celebrações familiares. Restaurado agora de modo pleno, o órgão da Matriz de Santo Antônio é motivo de orgulho. Voltou a ser um dos centros da vida comunitária, religiosa, cultural e musical da cidade de Tiradentes.
Toda essa história continua viva por causa do trabalho incansável da organista Elisa Freixo, responsável pela manutenção dos instrumentos.