Em todo o Estado, 7.240 pessoas estão desalojadas, 256 desabrigadas, 27 feridas e duas morreram
Mais duas cidades mineiras – Pará de Minas, na região Central, e Braúnas, no Vale do Rio Doce, decretaram situação de emergência por conta das chuvas que atingem o Estado desde outubro, subindo para 26 o número de municípios nesta situação. Só neste mês de dezembro, 14 municípios sofreram com as fortes chuvas. Em todo o Estado 82 cidades foram atingidas.
Em todo o Estado, 7.240 pessoas estão desalojadas, 256 desabrigadas, 27 feridas e duas morreram. A chuva que atinge Minas já afetou 61.731 pessoas em várias regiões, danificando 1.862 casas e 24 pontes, além de já ter destruído 66 casas e 37 pontes.
As chuvas dos últimos dias provocaram inundações em Pará de Minas. As fortes precipitações ocorridas entre os últimos dias 16 e 17 atingiram um índice pluviométrico de 190mm, ocasionando inundações em vários pontos das áreas urbanas e rural. Cerca de 60 pessoas ficaram desalojadas e 15 residências foram danificadas.
Em Braúnas, as fortes chuvas ocorridas entre os dias 18 a 23 alcançaram mais de 80mm, provocando enchentes, enxurradas e quedas de barrancos que interromperam o tráfego na maioria das estradas vicinais nos seus mais de 290 km de extensão. No perímetro urbano várias ruas foram alagadas provocando prejuízos ao comércio e indústrias.
Um vendaval deixou estragos em Lavras e causou danos e prejuízos em residências situadas na área urbana do município. Foi contabilizado um total de 31 pessoas afetadas.
Previsão
Neste sábado, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuvas típicas de verão, especialmente, nos municípios situados no Sul e Oeste de Minas Gerais, por causa do calor e da alta umidade do ar.
Em todo Estado, o dia será de temperaturas elevadas e no Triângulo Mineiro a máxima prevista é de 36ºC. No fim de semana, a passagem de uma nova frente fria pelo litoral da Região Sudeste do Brasil deve provocar temporais localizados em Minas Gerais.
Fonte: Hoje em Dia