MC Tati Zaqui, paulista de São Caetano (SP), morando em Santo André (SP), 21 anos (ao contrário do que dissemos, rsrs), representante do funk que esquece o luxo e adota a ousadia, um estouro na Internet com seu sucesso “Parara Tibum”, começou seu interesse pela música desde cedo, estudou para ser aeromoça, mas a música sempre foi seu sonho e depois de um vídeo compartilhado em homenagem ao MC Kauan, subiu ao palco pela primeira vez e de lá não desceu mais.
E não é que aquela menina de cabelo azul, com presença marcante, personalidade forte e cheia opinião iria fazer sucesso? Tati Zaqui começou sem praticamente conhecer ninguém da cena do funk, mas acabou mergulhando no estilo. Super espontânea, fala o que pensa e se declara bissexual, livre de preconceitos e se sente muito bem com o assédio feminino e masculino.
Ela diz que o funk tem fases e está vivendo um destes momentos, buscando sempre levar alegria e energia positiva por onde passa. E acha que o “recalque” sempre estará presente no universo que vive: “então, como eu sempre falo, a gente fazendo o bem ou o mal, vai ser sempre criticado. Saindo com roupa ou pelado, vai ser criticado e sempre vai ter a pessoa recalcada. Eu procuro responder o máximo dos meus fãs, agradecendo o carinho e umas críticas negativas eu respondo também porque esse povo é carente de atenção e até merece mais do que meus fãs”. Isso resume a personalidade da MC que não manda recado e vem conquistando seu espaço no cenário do funk.
Quem duvida da sua “força” é só conferir suas redes sociais. A cada post, seja de um funk original, ou de uma paródia qualquer ou até mesmo uma imitação de Ben 10, Tati recebe uma avalanche de curtidas em suas redes sociais, de homens e de mulheres. E ela marca sua presença reivindicando direitos iguais e a posição da mulher na sociedade e no relacionamento. Fã de Justin Bieber, uma menina mulher que canta desde um rolezinho com ídolo (“Rolê com Bieber”) até enfrentar os “cafajestes” (“Hey Don Juan cafajeste”).
Ainda sem uma gravadora e disco lançado, atualmente Tati vive só de música, com shows em todo o Brasil. E sem alarde, desde 11 de março o sucesso “Parara Tibum”, foi contestado pela editora Peermusic do Brasil Edições Musicais, que detém os direitos de “Heigh Ho”, que serve como base da faixa gravada pela MC, para que ela fosse retirada do ar. Não houve processo, mas sim apenas um pedido da editora, que a produção da MC achou melhor evitar novos desdobramentos e a artista não deve “comentar” mais sobre a música.
Entrevista com a MC Tati Zaqui
Confira aqui algums fotos do show:
Texto e reportagem: Ramon Rocha
Vídeo: Lindomar Silva